Iniciativas

Em Andorra celebrou-se o Dia de Portugal

As celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses celebraram-se este ano de forma especial pela comunidade portuguesa no Principado de Andorra.

Pela primeira vez, com o apoio do Consulado-Geral de Portugal na figura do Cônsul-geral, Duarte Pinto da Rocha, a celebração institucional realizou-se na sede da Associação Cultural dos Residentes do Alto Minho e do Rancho Folclórico, situada na cidade de Encamp.

O Presidente da instituição, Amadeu de Araújo, deu as boas-vindas a todos os assistentes seguido do discurso institucional do Cônsul-geral, na presença da Vice-presidente do Parlamento de Andorra, Sandra Codina Tort, assim como da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Imma Tort, a Ministra de Assuntos Sociais e Função Pública, Trini Marin, os dois representantes permanentes dos Copríncipes (episcopal e francês), Carlos Perez, Embaixador de Espanha no Principado de Andorra, Eva Sansa, alcaide de La Massana bem como Juli Minoves, Reitor da Universidade de Andorra.

 

Para ler: Traje popular português viaja de Andorra para desfilar em Viseu

 

Pelo lado português marcaram presença as coletividades: Grupo de Folclore Casa de Portugal e da Confraria de N. Sra. de Fátima representadas pelos seus presidentes, Jose Luís Carvalho e Helena Tomé, respetivamente, assim como a Conselheira das Comunidades, Silvia Prada e os professores e alunos de Língua e Cultura portuguesas.

Após o ato institucional, seguiu-se uma breve atuação a cargo dos elementos trajados do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

Seguiu-se um convívio de confraternização entre todos os assistentes que posteriormente foram convidados a um lanche com produtos portugueses elaborados pelos membros da associação do Alto Minho em Andorra.

Em Andorra celebrou-se o Dia de Portugal