Iniciativas

Desfile do Traje Minhoto – Amadora – 15 de Out’22

Desfile do Traje Minhoto

Vai realizar-se no próximo dia 15 de outubro, sábado, a partir das 21h30, no Pavilhão do Fórum Luís de Camões, Brandoa – Amadora, o Desfile do Traje Minhoto.

Este é um evento organizado conjuntamente por quatro Agrupamentos de Folclore Minhotos, sediados na região de Lisboa:

– Rancho Folclórico “Dançar é Viver” – Encosta do Sol (Amadora)

Fundado a 12 de janeiro de 1991, o Rancho Folclórico “Dançar é Viver” tem como principal objetivo preservar e divulgar os usos e costumes das gentes minhotas, mantendo assim a tradição das raízes do seu povo e, ao mesmo tempo, preservar a união e a identidade cultural dos minhotos que um dia tiveram de deixar as suas terras de origem à procura de melhores condições de vida. (1)

– Associação Rancho Folclórico “Alegria do Minho” – Mina d’Água (Amadora)

Em termos etnográficos, o Rancho Folclórico “Alegria do Minho” procura abranger a representação do folclore de toda a região do Minho, com particular ênfase para o distrito de Viana do Castelo. Dançam a rusga e a cana-verde, o picadinho e o vira de Viana, a Ritinha e a Chula Picada. Com o espírito jovem e alegre que os carateriza, trazem na alma a alegria e a grandeza que carateriza as gentes do Minho! (1)

– Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa

Constituído em 1943, o Rancho Folclórico da Casa do Minho é o mais antigo agrupamento folclórico minhoto na região de Lisboa, e tem como objetivo divulgar a etnografia e a cultura minhota, fruto de uma recolha feita com rigor e critério ao longo de muitos anos no Alto e no Baixo Minho. Esta recolha baseia-se na música, nos cantares e nas danças, assim como nos trajes típicos que os seus elementos envergam. (1)

– Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega – Carnaxide (Oeiras)

Fundado em 19/04/2013, o Grupo de Folclore das Terras de Nóbrega é um agrupamento de Folclore e Etnografia minhotos sediado na região de Lisboa. Tal como o nome indica, representa o Folclore e a Etnografia das Terras da Nóbrega. Etno-folcloricamente falando, as comunidades das Terras da Nóbrega, hoje em dia representadas por freguesias pertencentes ao Concelhos de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Vila Verde, viviam entre a Serra e o Rio e partilhavam um estilo de vida e vivência social comuns o que faz desta extensa área de território minhoto peculiar na sua forma de trajar, de cantar e de ser Povo. (1)

Numa iniciativa única na região, não só pelo cariz do evento, mas também pelo carácter colaborativo e empreendedor dos Grupos, sabemos que este será um grande momento de promoção e exaltação da Cultura Tradicional Popular Portuguesa e Minhota.

Fiquem atentos, pois iremos aqui dando conta dos preparativos e surpresas que os organizadores estão a preparar para este grande Desfile do Traje Minhoto.

(1) Fonte: Blogue do Minho