Traje feminino – Tricana de Coimbra
Traje feminino de trabalho e festa – Tricana de Coimbra
O traje de tricana de Coimbra é composto por saia comprida e rodada, blusa de algodão estampado, tendo um avental de veludo.
A peça mais interessante deste conjunto é o xaile de lã e seda lavrado com motivos orientalizantes.
Esta decoração e o material em que esta indumentária é confeccionada remetem para as suas origens oitocentistas e românticas.
A forma de usar o xaile é tipicamente local pois sobrepassa um dos braços, conferindo à silhueta uma postura arrogante pela assimetria que a diagonal do xaile desenha juntamente com as pontas do lenço da cabeça que caem sobre o peito.
Figura desenvolta e sedutora esteve sempre ligada quer na literatura, quer no imaginário ao estudante de Coimbra. (MBT)
Blusa
Tecido (tafetá) de algodão branco, entremeio e folhos de tecido de algodão da mesma cor, bordado manualmente com fio de algodão a pontos de recorte, lançado, ilhós e ponto pé-de-flor, formando motivos florais, vegetalistas e geométricos.
Decote redondo, encaixe na frente e costas decorado com nervuras e entremeios, aperta na frente com carcela e botões (8) de madrepérola; manga com folho, que aperta com botão (1). Decote, frente e encaixe guarnecidos com folho bordado.
Alt. 525 mm; larg. omb. 290 mm; mga. 550 mm
Saia
Tecido (tafetá) de algodão branco estampado de castanho e azul, formando motivos florais e geométricos.
Saia comprida e rodada; cintura franzida com pequena abertura lateral, aperta com colchete e fita de algodão castanho; na extremidade, barra formada por refegos (4).
Alt. 850 mm; cint. 760 mm
Avental
Tecido (veludo) de algodão preto, fita de seda lavrada, vermelha e verde, com decoração floral e geométrica e tule creme, decorado com aplicações de «soutache».
Cós ajustado com botão (1) de massa preta, cintura pregueada; extremidade decorada com fita de seda e aplicações de forma triangular de tule creme.
Forro: Tecido (tafetá) de algodão branco estampado de vermelho e preto, formando quadriculado.
Alt. 455 mm; larg. 870 mmm
Xaile
De forma quadrangular de tecido (tafetá) de lã e seda lavrada, formando motivos de inspiração oriental em tons de amarelo, castanho, preto e branco; franjas de fios de lã e de seda.
2000 x 2000 mm
Sugestão: O Xaile | Trajes tradicionais portugueses
Lenço de cabeça (Cachené)
De forma quadrangular, com fundo de tecido (sarja) de lã branca estampada em tons policromos, formando motivos de inspiração oriental e barra estampada de vermelho.
970 x 910 mm
Meias – (Reconstituição).
Chinelas (par)
Pele preta com decoração pintada de branco sugerindo bordado.
Salto de madeira pintada de preto e sola de couro.
Comp. pé 230 mm;
alt. salto 20 mm
Depósito do Exm.° Sr. Arlindo Ferreira de Almeida
MNT Inv.° n.° D-3.462/1 a 6
MG; MCGG
Sugestão: Termos relacionados com tecidos dos trajes tradicionais
Fonte: “Trajes Míticos da Cultura Regional Portuguesa” – Museu Nacional do Traje – Lisboa Capital Europeia da Cultura 94 (texto editado e adaptado)