GF Verde Minho promove jornada gastronómica

O arroz de sarrabulho com rojões à moda de Ponte de Lima vai fazer as delícias dos melhores apreciadores da cozinha tradicional minhota.

Trata-se de uma jornada gastronómica levada a cabo pelo Grupo Folclórico Verde Minho, em parceria com os restaurantes de Sarrabulho em Ponte de Lima, a ter lugar no próximo dia 2 de Fevereiro de 2020, no refeitório da Câmara Municipal de Loures.

O arroz de sarrabulho é uma das mais ricas especialidades da cozinha portuguesa em geral e minhota em particular.

Um autêntico manjar próprio dos deuses! Ao invés das papas de sarrabulho que são feitas à base de farinha de milho, aqui impera o arroz como a própria designação indica.

Desde a perna do porco às belouras, do chouriço verde às farinhotas e outros aromas e delícias de fazer crescer água na boca, o porco compromete-se na elaboração deste magnífico prato.

As carnes são temperadas com louro, cravinho e noz-moscada, sal e pimenta e, no final, com os cominhos que lhe conferem um paladar muito peculiar e único.

Depois de cozinhadas e desfiadas, as carnes juntam-se ao arroz e vão de imediato à mesa.

E porque onde há Minho há alegria e tradição, lá estará o Grupo Folclórico Verde Minho, para animar o evento com as mais alegres rapsódias do folclore do Alto Minho.

Jornada gastronómica - arroz de sarrabulho com rojões à moda de Ponte de Lima

Grupo Folclórico Verde Minho

Disse um dia o escritor transmontano Miguel Torga, “…no Minho tudo é verde, o caldo é verde, o vinho é verde…” – não podiam, pois, os minhotos que vivem na região de Lisboa, deixar de tomar para si a identificação cromática que caracteriza a sua região.

Respondendo ao chamamento da terra que os viu nascer, os minhotos que vivem nos arredores de Lisboa, mais concretamente no Concelho de Loures, decidiram em tempos criar um grupo folclórico que os ajuda a manter a sua ligação afectiva às origens.

Assim nasceu em 1994 o “Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho”, anunciado como seu propósito a preservação, salvaguarda e divulgação das suas raízes culturais.

Visa através da sua atuação promover as tradições da nossa região nomeadamente junto dos mais jovens ao mesmo tempo que valoriza os seus conhecimentos musicais e da etnografia minhota.

Este Grupo está a realizar um diversificado conjunto de iniciativas, no âmbito da celebração das suas Bodas de Prata. Ler+ 

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade