Iniciativas

O Feirão reforçou a portugalidade entre andorranos e portugueses

A nona edição do mercado tradicional O Feirão, organizado pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal e com o apoio do Comú (Câmara Municipal) de Andorra-a-Vella, reuniu na manhã do passado domingo, dia 7 de julho, muitos portugueses e andorranos, fiéis à gastronomia portuguesa e à cultura popular lusitana.

A horta e o galinheiro

A praça Guillemó da capital do Principado foi transformada num mercado ao ar livre, onde não faltaram os produtos do campo (alfaces, couves, acelgas, feijão e ovos) produzidos pelos próprios membros do grupo e por portugueses, que ofereceram ao Grupo o seu excedente para engrandecer a mostra.

Um pequeno galinheiro, produzido para a ocasião, fez as delícias dos mais pequenos, que puderam apreciar e acariciar coelhos, galos, galinhas e pintainhos.

Galinheiro no mercado tradicional o Feirão, em Andorra
O galinheiro

A gastronomia portuguesa e o vinho verde

Os amantes da doçaria portuguesa esgotaram, em pouco tempo, os pastéis de Belém e todo o tipo de doces e bolos produzidos pelos elementos do Grupo.

Os enchidos, o azeite e o pão de milho, entre outros, fizeram as delícias do enumero público português e de outras nacionalidades que visitaram o Feirão.

Ponto de encontro, por excelência, foi a tasca improvisada para a ocasião, onde se combina a gastronomia portuguesa e as conversas prévias ao período de férias que se avizinha.

O vinho verde partilhou protagonismo com as pataniscas e bolinhos de bacalhau, rissóis e bifanas, entre outros petiscos, o que obrigou os organizadores a repor as existências para satisfazer um público exigente e fiel ao mercado tradicional.

Autoridades presentes

Puderam desfrutar do ambiente tipicamente lusitano, o Presidente e Vice-presidente da Câmara (Comú) de Andorra-a-Vella, Sergi González e Olalla Losada assim como os vereadores Marc Torrent, Maria Nazzaro, Eva Tadeo, Susagna Mosquera e Xavier Surana, além do Deputado do Parlamento Andorrano, Pere Baró.

Da parte portuguesa marcou presença José Manuel da Silva, Cônsul Honorário.

Além do convívio entre os assistentes e autoridades, os membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal apresentaram breves atuações de folclore, convidando também o público a dançar o vira geral, enchendo a praça Guillemó de entusiastas da cultura popular portuguesa.

Vira Geral