Festivais de V. do Castelo e Matosinhos reconhecidos pela FIDAF

Festivais de Viana do Castelo e de Matosinhos alcançam reconhecimento da FIDAF Internacional

O Festival de Folclore Internacional Alto Minho, de Viana do Castelo, fundado em 1997, e o FestARTE – Festival Internacional de Artes e Tradição Populares, de Matosinhos, fundado em 1998, foram reconhecidos como Festivais com a chancela FIDAF, durante a reunião anual da Comissão Executiva desta instituição mundial, com sede na República da Coreia.

Esta distinção da Federação Internacional de Festivais de Dança, para além de cimentar a marca de qualidade destes festivais, alarga, igualmente, o grau de visibilidade do país, e dos referidos certames.

Ambos já haviam sido reconhecidos pelo CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes, em 2002.

Estas distinções garantem que continuarão a receber grupos de elevada qualidade artística e valor cultural, uma vez que serão incluídos nos calendários internacionais, tanto do FIDAF como do CIOFF, ao lado de outros festivais de grande qualidade.

Alberto Rego, Presidente da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, é um dos diretores da Comissão Europeia da FIDAF e representa Portugal neste organismo internacional estando também, à data, presente na sua reunião anual na Coreia do Sul.

Ambos os Festivais são apoiados pelas Câmaras Municipais das respetivas localidades e são muito acarinhados pela população.

Por Viana do Castelo e por Matosinhos, já se deram a conhecer 75 nacionalidades, número que demonstra a importância que estas organizações atribuem à partilha de conhecimento sobre a cultura tradicional do mundo nas respetivas comunidades.

Festival de Folclore Internacional Alto Minho, Viana do Castelo, (967946901)

FestARTE – Festival Internacional de Artes e Tradição Populares, de Matosinhos (913446659)

FIDAF (Federação de Festivais Internacionais de Dança)

A FIDAF (Federação de Festivais Internacionais de Dança) é uma organização sem fins lucrativos, formada por representantes de festivais de dança nos cinco continentes, com o objetivo de promover e promover os seus festivais de dança.

A Federação de Festivais Internacionais de Dança foi fundada em 5 de outubro de 2012, tendo como objetivos

– estabelecer um sistema de cooperação de festivais de dança em todo o mundo,

– procurar formas de desenvolvimento mútuo

– e construir uma rede global de festivais de dança através de intercâmbios entre os famosos festivais de dança em todo o mundo.