Iniciativas

Décima edição do Feirão reforça portugalidade em Andorra

O Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra, apresentou este domingo a décima edição do mercado tradicional O Feirão.

Os membros do grupo trajados para a ocasião recrearam na Plaça Guillemó da capital andorrana um mercado à moda antiga na qual não faltaram os petiscos e a música e dança tradicionais do Alto Minho.

O evento foi inaugurado às 10 horas na presença de Mónica Bonell, Ministra de Cultura, Juventude e Desporto do Principado, assim como uma ampla representação do município de Andorra la Vella, Olalla Losada, Vicepresidente e os vereadores Marc Torrent e Xavier Surana.

De parte do Parlamento andorrano marcou presença o Deputado Pere Baró e pela parte portuguesa assistiram também Silvia Prada, Conselheira da Comunidade Portuguesa, e António Ferreira, Presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outras personalidades portuguesas e andorranas.

Depois de um breve passeio pelos estandes, ambos puderam assistir a diferentes danças do repertório do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

Desde um pequeno galinheiro com animais vivos, uma bancada repleta de produtos da horta até aos melhores petiscos numa improvisada tasca, fizeram as delícias de miúdos e graúdos.

Outros produtos como o azeite transmontano, os pastéis de belém, broa e os melhores enchidos minhotos foram adquiridos pelo imenso público que visitou a mostra gastronómica e de afirmação da portugalidade.

Vários meios de comunicação marcaram presença para cobrir o evento assim como a Televisão andorrana que emitiu no noticiário esta iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal, entidade que parte agora para férias retomando no mês de setembro a atividade com a agenda preparatória para a celebração dos 30 anos prevista para 2026.