Iniciativas

São Martinho reuniu a portugalidade em Andorra

A Praça da Germandat da cidade andorrana de Sant Julià de Lòria foi, ontem, sábado (16 de novembro), o ponto de encontro da portugalidade para a celebração do São Martinho à boa moda portuguesa.

Com o apoio do município de Sant Julià de Lòria e o apoio institucional do Consulado-Geral de Portugal, as coletividades portuguesas, coordenadas pelo Conselheiro das Comunidades, organizaram um magusto à moda portuguesa, tendo como protagonistas mais de cem quilos de castanhas e bom vinho tinto e branco.

A partir das 16 horas, as equipas da Associação dos Residentes do Alto Minho, do Grupo de Folclore Casa de Portugal, da Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e da Confraria de Nossa Senhora de Fátima começaram a servir as castanhas quentinhas, depois de terem sido preparadas por um animado grupo de associados que, ao som da concertina e das cantigas tradicionais, cortaram as castanhas uma a uma.

São Martinho reuniu a portugalidade em Andorra

Com a passagem dos minutos, a praça foi adquirindo uma excelente presença humana que quis degustar as apreciadas castanhas num ambiente tipicamente português, ao som das concertinas e das danças tradicionais portuguesas.

Quem não perdeu oportunidade de se associar à festa de São Martinho foi Sofia Cortesão e Eva Casadevall, Cònsol Menor (Vice-presidente) e Vereadora do Comú de Sant Julià de Lòria, respetivamente, Duarte Pinto da Rocha, Cônsul-Geral de Portugal no Principado de Andorra e Rui Fernandes e Silvia Prada, Conselheiro do CCP e Conselheira Suplente, respetivamente.

Todos desfrutaram, juntamente com o inúmero público que esteve na praça, do ambiente de partilha e sentimento de portugalidade que o movimento associativo quis transmitir.

São Martinho reuniu a portugalidade em Andorra

A festa de São Martinho encerra as festividades culturais e as atividades do movimento associativo durante o ano, pouco antes do início da quadra natalícia, onde muitos dos residentes portugueses no Principado aproveitam para visitar os seus familiares e amigos em Portugal.