GF Casa de Portugal no 25º Desfile do Traje Popular

25º Desfile do Traje Popular

No próximo dia 24 de setembro, sábado, a partir das 21h30, o Largo do Loreto em frente à Câmara Municipal de Monção, vai ser o cenário do 25º Desfile Nacional do Traje Popular.

Esta iniciativa  da Federação do Folclore Português vai contar com a participação de sete elementos do Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra.

A delegação do Grupo de Folclore Casa de Portugal vai participar com o traje de trabalho, dentro das diferentes temáticas do traje popular que inclui entre outros, a infância, o trabalho, o rio, o mar, a morte, a feira o casamento e a festa.

De acordo com a organização do evento, mais de 40 metros de bancadas e uma passarela, serão o ponto de encontro onde irão desfilar os mais de 1.200 folcloristas em representação de todas as zonas etnográficas do país, exceto as ilhas.

Em representação das Comunidades Portuguesas na diáspora, vão participar o Grupo de Folclore Casa de Portugal em Andorra e o Grupo Folclórico Alma Lusa sediado no Brasil.

Organizado pela Federação do Folclore Português, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Monção e da Fundação Inatel, o desfile nacional promove a diversidade do traje popular, a sua riqueza e a valorização da forma de vestir a finais do século XIX e na primeira metade do século XX.

XXV Desfile Nacional do Traje Popular Português

Com esta participação, o Grupo de Folclore Casa de Portugal inicia uma nova temporada de promoção da cultura tradicional e da portugalidade no Principado de Andorra com encontro agendado para a próxima edição da Fira d’Andorra la Vella, feira multi-sectorial na capital do Principado, que vai decorrer nos dias 21, 22 e 23 de outubro, e que conta habitualmente com mais de 80.000 visitantes.