Iniciativas

XXV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho

XXV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho – Programa

Segunda-feira | 17 de julho

Acolhimento dos grupos folclóricos estrangeiros.

Terça-feira | 18 de julho

10h30 | DESFILE DOS GRUPOS

estrangeiros participantes, que partindo de vários pontos da cidade se concentram na Praça da Liberdade, de onde se dirigirem para a Praça da República.

11h30 | RECEÇÃO OFICIAL aos grupos visitantes, na Praça Mexia Galvão, seguida de foto de grupo junto ao Monumento ao Vira, no Largo da Estação.

22h00 | GALA DE BOAS-VINDAS, na Praça da República, em Viana do Castelo, com participação dos grupos folclóricos dos países visitantes: África do Sul, Bolívia, Bulgária, Índia, Polónia e Sérvia. Participação especial do quarteto de cordas “Viana d’Arcus”.

Quarta-feira | 19 de julho

14h30 | “GALA FESTA DA VIDA”

– Espetáculo dedicado ao público sénior, no Multiusos da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, com a participação dos grupos visitantes: África do Sul, Bolívia, Bulgária, Índia, Polónia e Sérvia.

21h30 | BARROSELAS CANTA E DANÇA COM O MUNDO, no Largo de São Sebastião, em Barroselas, com a participação dos grupos da África do Sul, Bolívia, Bulgária, Índia, Polónia e Sérvia, Grupo Folclórico das Bordadeiras de Casa do Povo de Cardielos e Grupo Folclórico São Paulo, Barroselas.

Quinta-feira | 20 de julho

10h30 | Visita e atuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo.

Tarde | Programa cultural MONTE, TERRA E MAR. Caminhada e visitas ao Património Cultural e Natural de Viana do Castelo – Museu do Traje, Monte de Santa Luzia, Funicular e Navio Hospital Gil Eannes.

22h00 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS – Gala na Praça da República, Viana do Castelo, com Bolívia, Polónia, Sérvia, Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.

Sexta-feira | 21 de julho

10h30 | Visita e atuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo.

22h00 | GALA ABRAÇO DOS CONTINENTES – Gala na Praça da República, Viana do Castelo, com África do Sul, Bulgária, Índia, Ranjo Folclórico Terras de Geraz do Lima e Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães.

Sábado | 22 de julho

11h00 | CONCERTO PELA PAZ

– Convívio musical com a participação dos grupos folclóricos da Bolívia, Bulgária, Índia, Polónia e Sérvia, do Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço e do Grupo Etnográfico do Castelo do Neiva, na Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo.

22h00 | GALA DA DESPEDIDA – na Praça da República em Viana do Castelo, com os grupos folclóricos dos países participantes: Bolívia, Bulgária, Índia, Polónia e Sérvia.

Domingo | 23 de julho

12h30 | Almoço de convívio oferecido aos grupos visitantes, por grupos folclóricos vianenses, da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, nas suas comunidades.

19h30 | Abertura das TASQUINHAS DA DIVERSIDADE na Praça da República, onde estarão à disposição petiscos portugueses e de comunidades migrantes residentes em Viana do Castelo: Afeganistão, Arménia, Brasil, Síria, Ucrânia e Venezuela.

22h00 | ABRAÇO DA MÚSICA, espetáculo multicultural com partilha de danças e cantares, na Praça da República, em Viana do Castelo.

Confraternização entre os grupos do Festival e a comunidade, com a participação do Grupo Etnográfico de Areosa.

XXV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho

“O XXV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho está de regresso de 17 a 23 de julho a Viana do Castelo, contando com a participação de grupos da Bolívia, Bulgária, Índia, Quénia, Polónia, Sérvia e Portugal.

Em 2023, na comemoração dos seus 25 anos, ascende a 64 o número de nações que já participaram neste festival de folclore internacional.

O programa inclui um evento que junta vianenses e grupos visitantes, mas também migrantes residentes em Viana do Castelo que nos darão a provar comida do seu país de origem (Brasil, Síria, Arménia, Ucrânia, Venezuela e Afeganistão).

Na festa “Abraço de Música e Dança”, todos se juntarão e o público passará a ser também protagonista, aprendendo as danças e as músicas dos países que nos visitam, podendo dançar com eles, já sem trajes, fazendo da Praça da República um gigante terreiro.

Este festival proporcionará aos elementos dos grupos estrangeiros uma tarde cultural, onde será possível visitar locais de interesse histórico e cultural de Viana do Castelo, como o Navio-hospital Gil Eannes, o Museu do Traje, e/ou subir o monte de Santa Luzia no centenário funicular.

Para além das galas em que se podem apreciar os seis grupos visitantes, tanto no centro da cidade como em Barroselas, duas galas terão o propósito de permitir que o público conheça mais aprofundadamente a cultura dos seus países (quinta e sexta-feira).

Recorde-se que o festival existe desde 1997 e comemora, na presente edição, 25 anos, tendo apenas sido interrompido durante os dois anos de restrições devido à COVID-19.

Na sua comissão organizadora, este festival incluiu nove grupos de folclore associados da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, o que aumenta o número de pessoas/comunidades envolvidas, ou seja, cerca de 200 viverão o Festival em pleno e mais de 300 darão o seu contributo, seja ajudando na sua organização, seja sendo protagonista em algum evento.

Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Danças e Cantares de Vila Nova de Anha, Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico São Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca são os grupos envolvidos.

Contribuem ainda para o sucesso deste Festival um grupo de voluntários que integram a comissão organizadora que inclui elementos fundadores do festival há 25 anos, músicos e bailarinos profissionais, representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da AGFAM, da VianaFestas, da Associação Empresarial de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A todos os grupos visitantes será ofertado o troféu “Vira”, uma obra criada pelo Arquiteto Ermanno Aparo, que a presenteou ao Festival de Folclore Internacional Alto Minho em 2004.” Fonte