Vinhos de Valpaços | Vinhos de Portugal
Vinhos de Valpaços
O Decreto-Lei 341 de 1989 criou a VQPRD de Valpaços. Agrega partes deste concelho e dos concelhos de Mirandela, Murça e Vinhais, comprovando e reconhecendo a qualidade dos vinhos aqui produzidos com castas regionais seleccionadas e de qualidade superior.
As características destes vinhos advêm
– da conjugação das castas seleccionadas,
– de factores micro-climáticos,
– da exposição solar a que as videiras são sujeitas no declive das encostas
– bem como da natureza fisiográfica dos respectivos solos.
A região onde se produzem os Vinhos de Valpaços, situada em Trás-os-Montes, é uma zona de planalto, cortada por uma intensa rede hidrográfica.
O clima é caracterizado por Invernos muito rigorosos e Verões muito quentes e secos. Tal como em outras zonas da região, é frequente ouvirmos dizer que no ano há “Nove meses de Inverno e três de Inferno“.
O clima quente na altura da maturação da uva determina
– a concentração de açúcares na mesma
– e um teor alcoólico mais elevado nos vinhos produzidos a partir dessa uva.
Características
Os vinhos de região de Valpaços têm algumas semelhanças aos vinhos do Alentejo devido ao clima quente que possuem as duas regiões na altura da maturação da uva.
Mas distinguem-se dos vinhos da região demarcada do Douro porque na região do Douro é realizada a selecção de uvas de melhor qualidade para fazer os vinhos Generosos enquanto que na região de Valpaços essa selecção não é realizada.
O vinho de casta Trincadeira ou Tinta Amarela é um vinho que se apresenta límpido, com odor abaunilhado à mistura com madeira, com sabor aveludado e evoluído.
Os vinhos Tintos são vinhos muito encorpados, com muita cor, macios e fáceis de beber.
Os vinhos Brancos são vinhos que possuem uma acidez correcta, que são frescos, leves e com odor floral.
Texto adaptado | Imagem