Vestuário do Cartaxo – Trajos do Ribatejo    

Vestuário do Cartaxo

O trajo das mulheres do campo, chamadas campinas, conta de anáguas com folhos brancos, costumando ser mais compridas que as saias de cima, que são de seriguilha, e uma roupinha muito justa ao corpo. Nos pés usam meias e tamancos; na cabeça, um lenço, de preferência vermelho. Este fato é usado pelas mulheres, nos dias de trabalho.

Ao domingo, principalmente para assistir à missa, usam saias bastante rodadas e compridas, e todas com uma capa do feitio das capas dos estudantes, havendo mulheres que as traçam com muita elegância. Na cabeça, um lenço escuro.

Os homens usam sapatos de salto de prateleira, calça exageradamente justa, fazendo polaina sobre o pé, e jaqueta muito curta para deixar ver uma cinta-preta ou vermelha. Os mais abastados usam-na de seda. Para abafo usam uma manta riscada, à qual eles dão o nome de manta lobeira.

Na cabeça, um barrete ou um chapéu com abas muito largas. Na mão trazem um varapau com as duas extremidades chapeadas de metal amarelo. É preciso notar que estes trajos são simplesmente usados pelas pessoas do campo, porque as outras pessoas da vila usam modas às vezes bem exageradas.

Extractos de um estudo sobre o vestuário do Cartaxo, feito por Clotilde Leal Lino de Sousa, estudante da Faculdade de Letras de Lisboa, datado de 9.07.1916

Fontes: Informações retiradas de “ETNOGRAFIA PORTUGUESA” – Livro III – José Leite de Vasconcelos | Imagem 

O concelho do Cartaxo

Situado no coração do Ribatejo, o concelho do Cartaxo ocupa uma área de cerca de 160 km2, sendo constituído por seis freguesias – União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Pontével, Valada, Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique.

O campo, o bairro e a lezíria, com o rio aos pés, atribuem ao Cartaxo uma grande riqueza paisagística. A cultura da vinha e a produção de vinho estiveram desde sempre ligadas ao concelho, valendo-lhe o título de Capital do Vinho. Fonte

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade