Serrar a Belha – Vale de Telhas – Mirandela
A Serração da Velha
A tradição guarda ritos ancestrais que o folclore procura reconstituir. Muitos desses costumes têm a sua origem na religião primitiva dos povos que nos antecederam e da mistura dos quais descendemos.
Com a introdução do Cristianismo na Península Ibérica ao tempo da ocupação romana, muitos desses rituais adquiriram novas formas, mais de acordo com a religião emergente.
Os sítios sagrados e os templos pagãos foram arrasados para dar lugar a igrejas cristãs, as festividades adquiriram novos significados e designações e até as divindades passaram com os seus atributos a servir as novas crenças.
Sob os alicerces de uma catedral românica ou gótica encontramos invariavelmente vestígios de antigos locais de culto a deuses pagãos.
As celebrações do Natal cristão e as fogueiras de S. João vieram substituir as saturnais romanas e os ritos solsticiais da entrada do Verão.
Os deuses outrora idolatrados no cimo dos montes, promontórios e nascentes de água surgem agora revestidos de uma nova santidade.
A própria toponímia revela-nos antigas práticas religiosas como sucede com a serra do Larouco a invocar o culto ao deus Laraucus.
Também a frequente designação de “Águas Santas” a registar a existência de nascentes de água, não raras as vezes associadas à ocorrência de milagres cristãos. Saber mais
Serração da Velha
A “Serração da Velha” é uma atividade tradicional que se realiza em diversas localidades do nosso país, na quarta-feira da terceira semana da Quaresma.
Vamos apresentar informações sobre esta tradição na Freixianda (Ourém), no Alto Minho, em Carreço (Viana do Castelo), e na localidade de Vestiaria (Alcobaça). Saber mais
Serrar a Belha 2020
Vai realizar-se, no próximo dia 14 de Março, com início às 14h30, em Vale de Telhas – Mirandela, a atividade tradicional “Serrar a Belha“.
Esta atividade tem o seguinte programa:
14h30 – Tertúlia “Tradição de «Serrar a Velha» em Trás-os-Montes e Alto Douro;
15h30 – Início da Ronda das Tabernas, com a animação dos Gaiteiros de Urrós e as Marias Malucas;
15h30 – Visitas guiadas ao património da aldeia;
21h00 – Teatro “Serrar a Belha“:
– Julgamento no purgatório
– Queima da Belha gigante
23h00 – Galandum Galundaina
Ayom | Música do Atlântico Negro
Klaci | Live act trance