Romarias e Festas Populares em Junho

Dias 20 a 24

Festa de São João | Cinfães

As Festas do Concelho de Cinfães, em honra de São João, são um dos marcos incontornáveis da vida do município e que contam com a visita de um número cada vez maior de crentes e orgulhosos foliões. De 20 a 24 de junho, são milhares as pessoas que festejam os Santos Populares em Cinfães.

O município apresenta um programa de animação variado e arrojado e, com a vila vestida a rigor e as ruas cheias de cores e aromas, é mais que muita a alegria e boa disposição.

local: Largo da Feira | GPS: 41,071905 -8.086.987

Festa de São João | Campos – Vila Nova de Cerveira

Ao longo de quatro dias, a freguesia de Campos celebra a festa do seu padroeiro, São João Batista. Para além das cerimónias religiosas, um dos momentos altos está reservado para a noite de sábado, com as imponentes Marchas Populares.

Depois de muito trabalho, as pessoas que integram as diversas estruturas locais e lugares da freguesia, vestem-se a rigor e, ao som de muita música, desfilam com os arcos coloridos, perante os aplausos dos presentes.

A vertente religiosa da festa acontece domingo à tarde com a Missa e majestosa Procissão, e os restantes dias a serem marcados por arraiais minhotos.

local: Largo de S. João – Campos | GPS: 41.979.729 -8.701.862

Dias 20 a 30

Festas em honra de São Pedro | Afurada – Vila Nova de Gaia

Gente de grande devoção, todos os anos os pescadores prestam a devida homenagem ao santo, com toda a pompa e circunstância onde para além das cerimónias religiosas não falta a tradicional sardinha assada com a típica broa de Avintes e o fogo de artifício.

Esta festa atinge o seu auge, aquando da saída da procissão, cujos andores transportam imagens de santos e santas de tamanho natural, seguidos pelos seus fiéis devidamente trajados com as tradicionais vestes das gentes da pesca.

À passagem defronte ao Rio Douro, procede-se à bênção dos barcos acompanhados pelo toque das sirenes e morteiros.

local: Centro Piscatório da Afurada – Afurada | GPS: 4108’34.09”N 8038’52.61”W

Semana anterior ao dia 24

Festa de São João | Vila do Conde

O programa celebra o padroeiro S. João, cuja imagem se venera na quinhentista Igreja Matriz. Nele se misturam o culto religioso com atos de índole profana, numa festa com profundas raízes na tradição popular e com ligações multisseculares ao Convento de Santa Clara.

A programação tem como pontos altos a Procissão, a tradicional Ida à Praia e a Grande Noite de S. João, com a participação dos ranchos das rendilheiras do monte e da praça, a que se junta uma deslumbrante sessão de fogo de artifício.

local: Igreja Matriz de Vila do Conde e outros locais | GPS: 41°21’14.17”N 8°44’33.61”W

Dia 23

Festa em honra de São João | Vila Real

A festa de S. João tem lugar no centro histórico de Vila Real. Todas as ruas estão com decorações alusivas as festas dos santos populares.

Inúmeras pessoas deslocam-se para saborear as sardinhas assadas e as fêveras, servidas por vários restaurantes, que estendem longas mesas pelas ruas. A festa prolonga-se pela noite dentro com muita animação musical.

local: Rua Central, Largo da Capela Nova | GPS: 41.178224 N 7.446878 W

Dias 23 e 24

Festa de São João | Castelo de Paiva

Por terras de Paiva, mantém-se a tradição de festejar os Santos Populares, sendo o São João o que merece mais destaque, justificando o feriado municipal no dia 24 de junho.

Como não podia deixar de ser, as coloridas e animadas marchas marcam a noite do dia 23, cuja animação continua madrugada fora, com uma bonita sessão de fogo-de-artifício à meia-noite e a atuação de grupos de referência do panorama musical português.

No dia 24 (feriado municipal), sobressai a tradicional sardinhada que é oferecida à população pelo Município, acompanhada pelo Vinho Verde de Paiva.

local: Largo do Conde – Sobrado | GPS: 41.040.845 -8.271.861