Romarias e Festas Populares em Junho

Dia 12

Festa de Santo António | Vale de Cambra

Santo António, padroeiro de Vale de Cambra, desde sempre teve o seu dia comemorado pelos valecambrenses.

Aliada às cerimónias religiosas, missa e procissão, existe um variado número de atividades e animações que transformam o centro urbano durante alguns dias.

local: Praça Comendador Álvaro Pinho Costa Leite | GPS: 40°50’58.15”N 8°23’40.02”W

Dia 13

Festas em honra de Santo António | Amares

As festividades em honra de Santo António decorrem durante vários dias, com principal destaque para o dia de Santo António, 13 de junho.

Solenidades religiosas, marchas populares, folclore, música filarmónica, música popular, tradicional portuguesa e atividades desportivas, entre outras, constituem habitualmente as principais propostas do programa.

local: Praça do Comércio – Ferreiros | GPS: 41.627.785 -8.366.015

Dia 13 e durante uma semana

Festas Antoninas | Vila Nova de Famalicão

As Festas Antoninas em honra do Santo Casamenteiro, mobilizam todo o concelho e chamam à cidade milhares de turistas. Vivem-se as tradições populares mais profundas, com a descoberta e o reencontro de costumes, sentimentos e sabores ancestrais.

Pelas ruas, os aromas dos manjericos confundem-se com os da sardinha assada na brasa e das fêveras de porco. Come-se o caldo verde e bebe-se o vinho tinto do pipo.

A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares. Os rapazes compram um manjerico para oferecer à namorada com uma quadra popular original e, por vezes, brejeira ou jocosa. A festa faz-se na rua e todos são convidados.

As Rusgas Populares, as Fogueiras e as Cascatas de Santo António são outros dos momentos tradicionais, aos quais se juntam as cerimónias religiosas com destaque para a distribuição do Pão de Santo António. As Marchas Populares são um dos pontos altos das festas.

local: Ruas da Cidade | GPS: 41°24’21.31” N 8°31’06.21” W

Dias 13 a 24

Festas de S. João | Braga

O S. João é a maior festa concelhia. As primeiras referências remontam ao ano de 1489, ignorando-se, já nessa época, quando terá ocorrido a primeira das festividades.

A programação é rica e variada, com muita música popular, ranchos folclóricos, iluminações artísticas, sessões de fogo-de-artifício e uma série de manifestações culturais, desportivas e de âmbito religioso.

É festejado com os martelinhos, alho-porro, o cheiro dos manjericos, saltos à fogueira e arraiais com os seus tradicionais bailaricos.

Festa popular e religiosa que conta com a presença indispensável de ranchos folclóricos, bandas de música, grupos de Gigantone ou Cabeçudos, de bombos e “Zés Pereiras”, teatro, jogos tradicionais, concertos e a grande festa da noite de 23 de junho.

local: centro histórico | GPS: 41.541975 -8.418793

Festa de São João | São João da Pesqueira

Com o objetivo de reviver as tradições das festas S. Joaninas no nosso concelho, e em homenagem ao padroeiro da vila, o município de S. João da Pesqueira (por vezes em parceria com instituições locais) realiza várias atividades, nomeadamente o Concurso de Marchas Populares, Feira Etnográfica, tasquinhas, onde se pode degustar as sardinhas assadas típicas nestas festividades e muita e variada animação.

local: Ruas da Vila de S. João da Pesqueira | GPS: 41°08’49,11”N 5°24’23,17”W

Dias 18 a 29

Festa de São João | Tabuaço

Festa bairrista que reúne todas as freguesias, cimo e fundo de vila na Marcha Luminosa, que se realiza na noite de 23 de junho.

A 24 de junho (feriado municipal), celebra-se o dia de S. João Batista, com Missa Solene e sermão, seguida de procissão acompanhada de banda de música, que percorre as principais ruas da vila, adornada com os andores dos padroeiros de todas as freguesias do concelho. Integram, também, as crianças trajadas de figuras bíblicas.

Em todos os dias da festa, a população e visitantes podem usufruir das “tasquinhas” com petiscos e vinhos da região, onde não falta a sardinha assada. Decorre ainda uma feira de artesanato e à noite, há atuação de grupos de baile até altas horas da madrugada.

local: Tabuaço | GPS: 41116898 -7565643