Michel Giacometti | Pessoas

Michel Giacometti nasceu para contar histórias.

Mas as suas histórias não são ficcionadas. São a história de um povo que já desapareceu. Histórias documentadas:

– na série “Povo que Canta” (9 Livros+DVD), produzida e exibida pela RTP entre 1970 e 1974, com realização de Alfredo Tropa.

– os 2 episódios da Série Etnográfica “Rio de Onor” e “Alar da Rede” (livro + DVD);

– “Ladrão do Sado” (1 Livro + 2 CDs) e “Uma Longa Militância” (1 livro + CD).

Um dos filmes, “A mulher da roda”, gravado nas margens do rio Zêzere, venceu em 1973 o grande prémio do Festival Etnográfico de Florença (Itália).

Mais do que uma simples edição “Michel Giacometti – Filmografia Completa”, é um verdadeiro tesouro do património imaterial português.

Os trabalhos de recolha de Michel Giacometti, desenvolvidos em território nacional a partir da década de 60, permitiram o registo e a preservação do imaginário rural português, tantas vezes mais duro e árduo do que romântico.

Sentimentos vivenciados…

Beleza é o primeiro sentimento que podemos vivenciar ao visualizar os pequenos nadas que formam e constituem o corpo musculado de uma nação, na sua mais profunda essência e tradição.

As imagens e sons capturados pelo etnomusicólogo francês são no mínimo arrepiantes, permitindo-nos conhecer a força, o carácter, a fibra, o espírito e as vivências mais genuínas do povo português.

Com a coordenação de Paulo Lima, para além dos DVD e CDs, cada volume inclui um livro e um portfólio de fotografias da autoria de Augusto Brázio com imagens actuais dos locais onde decorreram as filmagens há 40 anos.

Os textos são de autores como Maria Aliete Galhós, uma das primeiras editoras do poeta Fernando Pessoa, do antropólogo Jorge Freitas Branco, do investigador José Alberto Sardinha ou da historiadora Luísa Tiago Oliveira, estudiosos da obra de Giacometti.

É nesta perspectiva que se tornou da maior importância a edição da Tradisom de “Michel Giacometti – Filmografia Completa”, a qual vem finalmente tornar acessível a muitos portugueses as míticas gravações de Giacometti, dos bonecos de Santo Aleixo, às polifonias ou ao romanceiro popular.

Exit mobile version