José Alberto de Almeida Morais Sardinha
José Alberto Sardinha
José Alberto de Almeida Morais Sardinha – Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa (Curso Jurídico de 1970-75), é advogado de profissão, e exerce a sua actividade forense desde 1975, com escritório na comarca de Torres Vedras. Foi membro do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, nos triénios 1990/92 e 1996/99
Investigador de música tradicional, desde 1972 que se dedica a percorrer as aldeias de todo o país estudando e registando em gravação as mais genuínas tradições musicais do nosso povo. Detém hoje um vasto arquivo sonoro que abrange todo o país (exceptuando a Madeira).
Tem participado em numerosas palestras, conferências, congressos, seminários, debates, mesas redondas e colóquios sobre etnografia e folclore, música tradicional, instrumentos musicais populares e tradições populares em geral, a convite das Câmaras Municipais, da Fundação INATEL e dos mais variados organismos, associações culturais e ranchos folclóricos, por todo país.
Autor do programa “Cancioneiro Popular”, RDP-2, 1983-86, foi também o coordenador do Ciclo Sons da Tradição, da Expo-98.
Membro honorário e colaborador
É membro honorário do CIOFF-Portugal, colaborador da Fundação INATEL (Gabinete de Etnografia) desde 1985, e do programa radiofónico “De terra em terra”, da Rádio Alfa, Paris, desde 2001, tendo sido o responsável pela selecção de música tradicional portuguesa para o Auto do Solstício de Inverno de Natália Correia, no Teatro Mirita Casimiro – Monte Estoril, em Março 2005.
Recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Museu Maria da Fontinha, Gafanhão, Castro Daire e da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Brasil
Professor na Universidade Lusófona, Lisboa, disciplina de Etnomusicologia, nos cursos de pós-graduação em Património Cultural Imaterial, leccionando os temas: A música de tradição oral, Instrumentos Musicais do Povo Português, A Origem do Fado, Um caso de estudo: a viola campaniça.
Foi colaborador do Prof. Tomaz Ribas nas actividades do Gabinete de Etnografia do INATEL entre 1985 e 1995, nomeadamente nos Estágios de Formação e Reciclagem de Directores e Ensaiadores de Grupos de Folclore.
Principais obras editadas
(para além de inúmeros artigos e textos avulso):
“A obra etnomusicológica de Virgílio Pereira”, apresentação e análise de todas as solfas do livro Cancioneiro da Covilhã e outros concelhos, ed. do Orfeão da Covilhã, 1992
“Tradições Musicais da Estremadura”, Tradisom 2000 (com três CDs de recolhas musicais)
“Viola Campaniça, o outro Alentejo”, Círculo de Leitores/Tradisom 2001 (com dois CDs de recolhas musicais)
“Braga na Tradição Musical – a Rusga de S. Vicente”, Tradisom, 2002 (com um CD de recolha musical)
“Tunas do Marão”, Tradisom 2005 (com quatro CDs de recolhas musicais)
“A Origem do Fado”, Tradisom 2010 (com quatro CDs de recolhas musicais)
“Fado, Património da Humanidade”, Play Som e Imagem, 2011
“Danças Populares do Corpus Christi de Penafiel”, Tradisom 2012 (com um Cd de recolha musical e um DVD)
“Cancioneiro Tradicional de Óbidos”, Câmara Municipal de Óbidos, no prelo, com quatro Cds. de recolha musical
“Canções da Avó Guida” – Cantares de Vilarandelo, Valpaços, em co-autoria com Melissa Fontoura, 2016 (com um CD de recolha musical e um DVD)
“Enciclopédia das Tradições Populares Portuguesas”
Fonte: síntese biográfica elaborada com recolhas feitas em diversos espaços | Imagem de destaque