Documentário “Herança” foi nomeado para a ART&TUR

 

O documentário “Herança”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, integra a seleção oficial de nomeados da 11ª edição do Festival Internacional de Filmes de Turismo – ART&TUR 2018. Este Festival, membro do CIFFT, o Comité International de Festivais de Filmes de Turismo, desde 2008, é uma referência nacional no domínio do cinema turístico, e vai decorrer na cidade de Leiria, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2018.

O Festival ART&TUR tem como missão criar um ambiente favorável à criatividade e à inovação no setor da promoção turística, prestigiando os melhores projetos e conferindo-lhes maior visibilidade nacional e internacional.

O documentário “Herança” retrata, de forma genuína e fiel, os processos de socialização e transmissão de valores culturais e sociais, em algumas festas e romarias do concelho de Viana do Castelo, numa ótica de proteção do património cultural imaterial. Trata-se de uma viagem festiva, de simbiose entre o religioso e o profano, e que reforça a consciência de que um povo sem memória não existe, sendo necessário investigar, preservar e divulgar essa memória patrimonial, que tanto distingue os minhotos, em geral, e os vianenses, em particular .

Este projeto resultou de um levantamento fotográfico e em vídeo das festas mais emblemáticas do concelho, proposto pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em 2016.

O documentário “Herança” já tinha sido selecionado para o Festival de Cinema Documental de Melgaço – Filmes do Homem, que se realizou de 30 de julho a 5 de agosto. O Festival “Filmes do Homem” é organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE, e pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir com os filmes sobre identidade, memória e fronteira, e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região.

O filme foi ainda exibido, no dia 2 de agosto, às 18h30, na Casa da Cultura em Melgaço, e no dia 4 de agosto, em Entrimo, Espanha, às 23h00 (hora local).

Veja o trailer:

 

[themoneytizer id=”19156-1″]