Grupos Folclóricos e Etnográficos da Beira Litoral

Grupos Folclóricos e Etnográficos da Beira Litoral

Descendo o litoral, o beirão é anfíbio: pescador e lavrador.

A lavoura nasce do mar: os carros são barcos, adubos o moliço de algas e mariscos. Mas lado de um talhão de milho está uma marinha de sal. O mar insinua-se pelos canais retalhando a planície, em cujo centro, como uma artéria, corre placidamente Vouga.

A três léguas da costa, vê-se fundeado um barco. As mulheres cosem as redes, ao lado, sobre a terra húmida e negra, que os bois lavram, ou o cavador abre à enxada.

O calor (15º a 16º), a humidade permanente (60 a 80%), fazem germinar breve as sementes, multiplicam as colheitas, e as febres.

Essa paisagem deliciosa e original, indecisa entre o mar e a terra, e que nos enche de vivo prazer, quando a dominamos desde os altos de Angeja à raiz das montanhas, atrai-nos como a sombra da mançanilha, cheia de frescura e veneno.

Os elementos, confundidos, vingam-se da temeridade dos homens.(Oliveira Martins, in “A Terra e o Homem” – texto editado e adaptado)

Rancho Folclórico de Maiorca

O Rancho Folclórico de Maiorca foi criado efetivamente em 30 de maio de 1963, e encontra-se inserido na região do Baixo Mondego. É sócio aderente da Federação do Folclore Português desde 2004.

Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide

Grupo Etnográfico da Freguesia de Anobra

Pretende-se divulgar o folclore da freguesia de Anobra.

Rancho Folclórico  da Santa Casa Misericórdia de Soure

Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego”

Rancho Folclórico “Roseiras do Vale da Rosa”

Vale da Rosa – Caranguejeira – Leiria

Rancho Folclórico Nossa Senhora da Nazaré

Rancho Folclórico Neveiros do Coentral

O Rancho Folclórico Neveiros do Coentral é um agrupamento etnográfico, constituído por naturais e descendentes da Freguesia do Coentral, do Concelho de Castanheira de Pera, pertencentes ao Distrito de Leiria. No seu portal vão poder encontrar informação sobre a sua fundação, história e actividade, sobre a sua origem geográfica e sobre o Núcleo Museológico “A Casa do Neveiro”.

Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas

Com este pequeno blog, visamos transparecer para quem nos visita, uma curta, mas sincera imagem da nossa associação etnográfica. Imagens das actividades realizadas, da sede do Rancho e da freguesia na qual estamos inseridos, Ribeira de Fráguas, entre outras importantes informações textuais.

Grupo Etnográfico de Lorvão

Site oficial do GEL

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira

“GESMA” – Grupo Etnográfico de São Martinho de Árvore

O “GESMA” nasceu em 2004, durante a “Festa da Flor”,num contexto de festa e romaria. O grupo é composto por cerca de 40 elementos predominando os jovens.

Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa

Divulgador de grande vulto das suas tradições.