Grupo Etnográfico de Areosa em festivais de folclore virtuais

Grupo Etnográfico de Areosa em festivais de folclore virtuais

Grupo Etnográfico de Areosa em atividade

Apesar da pandemia que nos assola há 9 meses, o Grupo Etnográfico de Areosa tem participado numa mão cheia de festivais internacionais de folclore.

O principal objetivo desta associação cultural vianense é, não só, assegurar a participação portuguesa em eventos internacionais, mas também manter o contacto com as dezenas de grupos congéneres espalhados pelo mundo, conservando a esperança de se voltarem a encontrar nos mais prestigiados palcos do mundo.

Durante o segundo semestre de 2020, o Grupo Etnográfico de Areosa marcou presença numa mão cheia de Festivais Internacionais, todos em versão virtual.

Festivais Internacionais de Folclore

O primeiro foi o Festival Folklórico Internacional de la Baja Extremadura, FFIBE20, Ribera del Fresno, Espanha, de 4 a 12 de agosto 2020.

Seguiu-se o Festival Internacional de Dança FESTIDANZA 2020, Arequipa, Peru, de 23 a 24 de outubro 2020.

Depois, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, Rio Grande do Sul, Brasil, que decorreu de 5 a 6 de dezembro, onde o Grupo Etnográfico de Areosa venceu o prémio de “Melhor Figurino”.

Os próximos serão:

– o Festival Internacional “Camagua Folk Dance” em Camagüey, Cuba, de 9 a 11 de dezembro 2020,

– e o Festival de Dança e Música “Venezuela de Tradición Internacional”, em Bermúdez, Venezuela, de 20 a 23 de dezembro 2020.

Apesar da pandemia ter prejudicado a atividades dos grupos folclóricos por todo o mundo, sejam eles amadores ou profissionais, por se encontrarem impedidos de ensaiar e de se apresentarem em público, os Festivais  de Folclore virtuais são uma das formas encontradas para se continuar a dar a conhecer a cultura dos vários povos através da música e da dança, na esperança de que, o folclore continue a surpreender e a recompensar todos os que gostam de conhecer os outros através da sua cultura, passando também assim a admirá-la.

A Direção do Grupo Etnográfico de Areosa (texto editado e adaptado)

Exit mobile version