Gala da Associação CIOFF Portugal – 11 de maio de 2019

 

Vai realizar-se, no próximo dia 11 de Maio, com início às 21h30, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, a Gala da Associação CIOFF Portugal (Espetáculo de etnografia e folclore) na qual irão participar representações dos festivais internacionais de folclore que se realizam no nosso país, sob a égide do CIOFF. Trata-se de um espetáculo produzido pela Associação CIOFF Portugal que conta com a colaboração da Fundação INATEL e da Federação do Folclore Português.

Nesta iniciativa, de acesso livre, irão atuar Grupos e Ranchos de Folclore em representação dos seguintes Festivais: Folk Monção, Festarte (Leça da Palmeira – Matosinhos), Folk Cinfães – Ares e Danças do Mundo, Festival de Folclore Internacional do Alto Minho (Viana do Castelo), Folk Cantanhede, Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo (Santarém), Festival Internacional de Folclore do Rio (Barcelinhos), Festimaiorca (Maiorca – Figueira da Foz) e FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro [para conhecer melhor estes Festivais CIOFF em Portugal, clique aqui].

A Associação CIOFF© Portugal, atualmente presidida pela Fundação INATEL, tem como principais objetivos estabelecer a cooperação e a solidariedade entre os seus membros, nas atividades de carácter desinteressado que desenvolvem no âmbito da organização e participação em Festivais Internacionais de Folclore, bem como na preservação e divulgação da arte e cultura tradicional portuguesa.

No âmbito das suas competências, nomeadamente a de assegurar a representação de Portugal junto do CIOFF (Conseil International des Organizations de Festivais de Folklore et d’Arts Tradicionelles) e de criar uma rede de Festivais Portugueses e de Grupos associados, a Associação CIOFF Portugal integra atualmente cinquenta membros, entre efetivos, associados e honorários.

 

Criado em 1970, com os objetivos de salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore no mundo, o CIOFF é uma organização internacional cultural não-governamental (ONG) que mantém relações consultivas formais com a UNESCO, tendo sido acreditada em 2012, pelo Comité Intergovernamental, como Consultora para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. O CIOFF está hoje representado em cento e um países dos cinco continentes, que no seu conjunto promovem mais de trezentos festivais por ano.

 

[themoneytizer id=”19156-16″]