Encontro de Cantares Natalícios – Santo António dos Olivais

Vai realizar-se na Igreja de Santo António dos Olivais – Coimbra, no próximo dia 1 de Dezembro, com início às 16h00, um Encontro de Cantares Natalícios, uma iniciativa organizada pelo Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra.

Vão participar os seguintes Grupos

Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra

O G.F.C.P.U.C. foi fundado em 1985, como o mais importante elemento da Secção Cultural da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra, dedicando-se à recolha, estudo e divulgação das tradições populares de Coimbra e arrabaldes, apresentando danças, cantares e trajos na sua maioria dos sécs. XVIII e XIX.

O Grupo trouxe de novo à cidade tradições da sua memória colectiva que estavam completamente esquecidas ou, no mínimo, esbatidas nessa memória, como “Os Cantares das Janeiras e dos Reis“, “A Feira dos Lázaros“, “A Apanha da Espiga“, “A Romaria do Espírito Santo“, “As Fogueira de S. João” e “As Serenatas Futricas“. Algumas destas reposições foram feitas após longas décadas de interregno e, até por isso, têm sido alvo de sucessivas coberturas televisivas. Ler+

Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira – Santa Maria da Feira

Este Grupo foi fundado por volta dos anos 80, na última residência dos Condes de Fijô, palácio existente no Burgo, da então ainda Vila da Feira. Nasceu no seio duma coletividade, onde permaneceu durante 20 anos, e mesmo com as dificuldades que enfrentou, conseguiu implantar-se, como um Grupo digno das funções para que foi criado, de que muito se preza. (…)

Fez trabalho importante de investigação e recolha de trajos, de danças e cantares, de usos e costumes dos antepassados, editou um livro sobre a cultura do linho na região intitulado de “O linho e suas tradições em Terras de Santa Maria”, contribuiu com as suas pesquisas para o lançamento duma colecção de postais de trajos, recolheu importante espólio de material etnográfico que hoje faz parte do Museu dos Lóios em Santa Maria da Feira, editou um livro sobre memórias fotográficas do grupo, editou dois livros da autoria do seu presidente intitulado “Falando sobre Tradições” e um sobre “Usos e Costumes em vias de extinção em Terras de Santa Maria”. Ler+

Grupo Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha – Condeixa-a-Nova

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha, inserido na região etno-folclórica do Baixo Mondego, foi fundado em 1983, como resposta à necessidade de preservar a história, os usos e os costumes da aldeia de Eira Pedrinha. Da necessidade de preservar toda a história, cultura, usos e costumes da terra surge em 1983 a ideia de formar um Rancho Folclórico que em 2003 adquire a actual denominação: Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha.

Ao longo dos anos de existência, o grupo tem vindo a desenvolver a sua actividade no sentido de salvaguardar, divulgar e reproduzir o mais fielmente possível as vivências, o trajar, as danças e os cantares das gentes da região de Condeixa e da Serra de Sicó, entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX.

A vida, muito simples e essencialmente ligada às actividades agrícolas e religiosas, é reflectida nos trajes apresentados. São essencialmente trajes de trabalho no campo, alguns de vendedeiras, outros de romaria e de domingo, e ainda os noivos e lavradores mais abastados, sem esquecer as crianças. Ler+

Cartaz de divulgação do Encontro de Cantares Natalícios - Santo António dos Olivais