II Encontro de Cantares ao Menino – Alfragide

 

O Grupo Danças e Cantares Alto do Moinho, sediado na freguesia de Alfragide – Amadora, e digno representante do folclore, usos e costumes da região do Douro Litoral Norte, em parceria com a Igreja da Divina Misericórdia de Alfragide, vai levar a efeito o II Encontro de Cantares ao Menino.

Os “Cantares ao Menino” são uma tradição secular que tem vindo a ser recuperada, e no âmbito da qual grupos de folclore vão trazer até à belíssima igreja da Divina Misericórdia e à freguesia de Alfragide, da cidade da Amadora, cânticos natalícios verdadeiramente representativos das respectivas regiões.

Este II Encontro irá decorrer no dia 14 de Dezembro pelas 21h00.

De acordo com a avaliação feita relativamente à última edição, o evento foi muito bem recebido pela comunidade, pelo que o grupo organizador pretende, nesta 2ª edição, fazer com que se torne ainda mais uma tradição nesta altura tão especial como a do Natal.

Os grupos irão atuar no presbitério da Igreja da Divina Misericórdia, entoando os seus cânticos de natal e também cânticos de adoração ao Menino.

Nesta iniciativa vão estar presentes os seguintes grupos:

Grupo Danças e Cantares Alto do Moinho | Douro Litoral Norte (Organizador)

Rancho Folclórico “As Mondadeiras” da Casa Branca | Alentejo

Rancho Folclórico “Os Camponeses” de S. Francisco | Estremadura Sul

Grupo Danças e Cantares do Clube do Novo Banco – Besclore | Minho

A organização fica a aguardar pela presença de todos, pois serão todos muito bem-vindos a Alfragide e a este IIº Encontro de Cantares ao Menino.

[themoneytizer id=”19156-19″]

 

Sobre o grupo organizador

“O Grupo Danças e Cantares Alto do Moinho foi fundado a 12 de Novembro de 1987 e está sediado na Associação de Moradores do Alto do Moinho, freguesia de Alfragide, concelho da Amadora. Inicialmente com o nome de Rancho Folclórico Alto do Moinho, após 20 anos de atividade, decidiu com o apoio da Associação de Moradores Alto do Moinho fazer uma reestruturação completa, nascendo assim o Grupo Danças e Cantares Alto do Moinho, que atualmente representa o Douro Litoral e é composto por cerca de 50 elementos, com idades compreendidas entre os 5 e os 80 anos com gente oriunda de norte a sul do país.

Em Setembro de 1997 organizou pela primeira vez o festival de folclore da freguesia da Buraca que desde então tem sido concretizado anualmente, pertencendo agora à freguesia de Alfragide.

São várias as representações que este grupo tem feito de Norte a Sul do país, participando em festas, romarias e festivais de folclore.

É também reconhecido internacionalmente, tendo sido convidado para representar Portugal na Sérvia e Croácia.

Este é um grupo que apresenta variadíssimos trajes de entre os quais se destacam, os trajes de trabalho, traje de romaria, traje de vendedeiras de bolos, traje de aguadeira, traje de lavadeira, traje de vindimador, entre outros.

De modo a representar fidedignamente o folclore do Douro Litoral este grupo fez uma recolha das modas e trajes das regiões de Gondomar, Trofa, Maia e outras regiões do grande Porto.

No seu repertório, este grupo, apresenta modas de roda como a Caninha Verde, cantares ao desafio como a Desgarrada, danças melodiosas e em coluna como a Pastorinha e a Real Caninha, entre outras bastante demonstrativas da região do Douro Litoral.” Fonte

[themoneytizer id=”19156-16″]