“Dança, Canto e Trajos no Concelho de Castelo Branco”

“Dança, Canto e Trajos no Concelho de Castelo Branco”

A Equipa do Portal do Folclore Português recebeu, como oferta, o livro “Dança, Canto e Trajos no Concelho de Castelo Branco”, da autoria de Adelino José Henrique Carrilho e Mónica Liliana Martins Henrique Carrilho.

É uma obra, deveras, interessante.

Do texto introdutório, permitimo-nos destacar que os autores, “no âmbito de salvaguardar a cultura e as tradições da Beira Baixa” apresentam como “objectivo dar a conhecer as danças e canções populares portuguesas e os trajos do nosso concelho”.

Com este trabalho, não se propõem fazer “um levantamento de todas as danças e canções populares portuguesas e trajos mas só das que dizem respeito ao nosso concelho, e à nossa cidade propriamente dita.

Este trabalho não tem também como objectivo fazer um estudo exaustivo do mesmo tema, mas sim alertar e sensibilizar todas as pessoas para a grande riqueza do lirismo português, que encontramos nas danças e cantares populares, e beleza dos nossos trajos populares.”

Na obra é apresentada o resultado de um “levantamento de danças bailadas e cantadas no concelho de Castelo Branco, e também um levantamento dos seus trajos mais representativos.”

Terminam, dizendo que “As espécies de danças e canções locais, e respectivos trajos que fundamentam este trabalho foram em parte recolhidas no arquivo do Grupo Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”, na cidade de Castelo Branco.”

Livro com valor etnográfico

Para além do valor etnográfico contido neste livro, particularmente no que concerne

– aos trajes – de que apresenta inúmeras fotos a cores

– e aos cantares (letra e pauta musical), que acompanham as danças,

é de salientar as diversas informações sobre as freguesias do concelho de Castelo Branco:

– toponímia,

– património cultural,

– gastronomia,

– doçaria,

– festas e romarias,

– usos e costumes, etc.).

Este é um exemplo que pode e deve ser “copiado” por todos quantos, ao longos dos anos, se têm dedicado à recolha, preservação, divulgação e promoção do folclore e dos usos e costumes das respetivas localidades ou regiões.

Bom seria que as instituições públicas e entidades privadas apoiassem financeira a publicação de todos os trabalhos efetuados neste âmbito.

Desejamos os maiores sucessos ao Grupo Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”, aos autores do livro e a todos os que fazem parte do Movimento Associativo Folclórico.

Os pedidos para aquisição do livro podem ser feitos para o referido Grupo.

“Dança, Canto e Trajos no Concelho de Castelo Branco” - Grupo Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”

A Equipa do Portal do Folclore Português