As Janeiras já são “tradição” no Principado de Andorra
As Janeiras no Principado de Andorra
A tradição portuguesa das Janeiras, a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra, concluiu hoje (28 de janeiro) com a 17ª edição.
Durante esta edição, foram visitadas cerca de duas dezenas de estabelecimentos comerciais, igrejas e casas particulares no Principado e em Espanha.
Durante três fim-de-semana, os trinta membros do Grupo, devidamente trajados para a ocasião, desafiaram as baixas temperaturas para levar a tradição portuguesa de cantar as Janeiras, num ambiente de confraternização entre a comunidade portuguesa e a sociedade andorrana em geral.
A edição deste ano começou no dia 13 de janeiro na Igreja de Santa Eulália de Encamp, onde o Grupo participou na eucaristia dominical dedicada à família, e concluiu esta manhã na Catedral de Santa Maria d’Urgell, em Espanha, na presença do Arcebispo e CoPríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília, que nos honrou proferindo fragmentos da homilia em português.
Esta iniciativa mereceu destaque nos vários meios de comunicação, televisão, rádio e imprensa escrita, que fizeram difusão da cultura portuguesa e da constância do Grupo em preservar as tradições populares.
Elogios também por parte do público que assistiu às Janeiras por onde passaram, quanto à juventude que o integra e por dinamizar musicalmente as Eucaristias.
Na próxima sexta-feira, o Grupo vai acolher na sua sede as Janeiras a cargo do Grupo de Folclore dos Residentes do Alto Minho em Andorra, que também tem percorrido as ruas do Principado para promover os cânticos tradicionais.
Fundado a 1 de maio de 1996, o Grupo de Folclore Casa de Portugal inicia o calendário de atividades 2024 de promoção da cultura popular portuguesa no Principado de Andorra e além fronteiras, tendo agendado
– para o mês de março a participação no 2º aniversário da Associação Portuguesa dos Pirinéus Orientais em Perpignan (França),
– o Festival Internacional de Folclore, em maio,
– o mercado tradicional O Feirão, em Julho
– e a participação em eventos organizados pelas diferentes entidades andorranas, ao longo do ano.