A Arquitetura Irresistível da Cidade do Porto

A Arquitetura Irresistível da Cidade do Porto

Não nos devemos dar por surpreendidos que milhões de pessoas tenham visitado a cidade do Porto e arredores em anos recentes. O apelo desta zona do país é resultado das suas gentes hospitaleiras, de tradições elaboradas e de uma história rica.

É também graças a uma aura única da cidade, patente na sua arquitetura, que constatamos uma ponte entre o antigo e o moderno.

O Porto é extremamente romântico, frequentemente boémio e em muitas das suas ruas transporta-nos no tempo de uma forma agradável e na qual queremos permanecer durante um pouco mais.

Local idílico para visitar ou habitar, oferece alguns pontos incontornáveis para quem se deixa encantar pelas mais fascinantes linhas arquitetónicas.

Casa da Música

Este incrível exemplo de arquitetura segue ao serviço da cidade enquanto principal palco de eventos culturais.

Em termos arquitetónicos, é um ponto incontornável e aclamado pela crítica a nível nacional e internacional. A sua construção não foi consensual, nomeadamente devido ao incumprimento dos prazos previstos de construção.

O edifício confere uma modernidade e um status quo a esta zona nobre da cidade que impressiona qualquer transeunte.

Cidade de Pontes

São seis as pontes que fazem a ligação entre o Porto e Viana do Castelo. A Ponte Luís I serve de cartão-postal à cidade, bem como de miradouro para todos aqueles que a visitam.

A arrebatadora vista envolvente e o seu duplo tabuleiro tornam a travessia um convite que é melhor aproveitado a pé. Ainda que as demais pontes da cidade tenham uma utilização mais funcional, a Ponte Luís I serve de ponto de interesse histórico e de charme consensual graças à sua arquitetura e imponente presença que conta já com mais de 134 anos.

Edifícios de Charme

Um curto passeio pelo centro da cidade do Porto nunca deixa de conquistar quem por aqui se aventura, repleto de edifícios centenários.

Os afortunados que aqui decidam comprar ou arrendar um charmoso apartamento podem contar com a ajuda do principal portal do imobiliário nacional, Imovirtual. Nele constam alguns edifícios de interesse histórico, com apartamentos remodelados e convidativos aos padrões de vida mais modernos.

O interesse no mercado imobiliário local em anos recentes tem levado à recuperação de inúmeros fogos que estavam em péssimo estado de conservação.

Como resultado, o Porto renovou-se e posiciona-se assim perante um futuro repleto de mudanças positivas.

Mercado do Bolhão

Mal podemos esperar para ver o resultado das obras de requalificação do Mercado do Bolhão. Local histórico e localizado no coração da cidade, a sua envolvente é nada menos que fascinante.

Exemplo de excelência da arquitetura neoclássica, conta já com mais de 181 anos de história. A intervenção atual preserva a sua incontornável fachada, agora de cara lavada e com um interior mais funcional, adaptado às exigências da época em que vivemos.

A arquitetura fascinante do Porto não se esgota nestes exemplos. Da Torre dos Clérigos ao interior do Café Majestic, da Livraria Lello à Estação de São bento, o Palácio da Bolsa, a Sé ou a Capela das Almas.

Os exemplos de encanto multiplicam-se e cobrem séculos de história, com estilos arquitetónicos distintos correspondentes à sua era. Não subsistem dúvidas que passear pelas ruas da cidade é o mais próximo que podemos experienciar de uma viagem no tempo. Felizmente, uma repleta de motivos para nos conquistar a cada virar de esquina.

(Artigo patrocinado)

Exit mobile version