Trajo de Apanhadores de Chá (par) – Açores

Trajo masculino

Camisa e calças | Acessórios: Chapéu de palha e sandálias de cabedal

Chapéu de palha feito com tranças de seis pernas. Diferente dos das mulheres que são feitos com tranças de oito pernas. A camisa é bastante comprida; indo até o joelho e com umas abertas aos lados. As mangas são pouco franzidas e terminam com punho abotoado por um botão. Junto ao pescoço é rematado por um cós baixo a partir do qual, e ao meio, tem uma trincha que remata com botões.

A fazer o peito tem nervuras perpendiculares que terminam na altura da trincha. Calças largas de cor igual à camisa e sandálias de cabedal com tira larga sobre o pé deixando os dedos à mostra.

Trajo feminino

Blusa de linho e saia em xadrez | Acessórios: Lenço branco, chapéu abeiro, avental, meias rendadas e galochas

A cabeça é coberta com um lenço branco que envolve o rosto e amarra sobre a nuca, Chapéu abeiro em palha regional, feito muitas vezes pelas próprias mulheres, com uma fita à volta de metade da copa que desce entre a aba e a copa, amarrando debaixo do queixo. Blusa branca com nervuras nas mangas, que são compridas, rematando em baixo com um folhinho em bordado inglês. Esta blusa em linho grosseiro, é usada por fora da saia em xadrez de duas cores, cor-de-rosa e branco. A saia é franzida na cintura e deve rematar com um cós baixo abotoado com um botão simples e com uma abertura que fecha com molas. Nos pés usa meias brancas rendadas e galochas simples, que devem ser cepos de madeira cobertos de tecido.”

Fonte: “O Trajo Regional em Portugal” – Tomás Ribas

 

 

O chá Gorreana (do tipo Orange Pekoe), produzido nos Açores, para além de muito saboroso é ainda um dos mais ricos em antioxidantes. A Gorreana tem a particularidade de possuir a única fábrica de chá da Europa. Saiba mais sobre os benefícios do chá para a saúde.

Imagem de destaque