Romarias e Festas Populares no concelho de Caminha

 

Caminha fica localizada na margem esquerda do Rio Minho, mesmo em frente a Espanha.

Esta pitoresca vila possui uma rua direita e um centro histórico repleto de preciosos edifícios arquitetónicos religiosos e civis em torno de um frondoso chafariz renascentista onde a população e os turistas se movimentam entre cafés, esplanadas, restaurantes e lojas. A gótica igreja Matriz é de visita obrigatória, tal como a igreja da Misericórdia, do século XV, com um portal renascentista, ou a Casa das Pitas, em estilo manuelino. Do período medieval resta a Torre do Relógio e a muralha.

As belas praias do concelho são sinónimo de descanso, boa comida, mas também de animação e desportos náuticos. Vilar de Mouros, pequena aldeia do concelho, é bem conhecida de turistas e forasteiros de várias gerações. Palco de um dos mais antigos e mediáticos Festivais de Música de verão da Europa (a primeira edição aconteceu em 1971, com a participação de Elton John), é um local idílico onde ocorrem, em cada edição, milhares de pessoas (Short Breaks no Norte de Portugal).

Em Caminha, a cultura genuína e popular do Minho ainda se manifesta em festas e romarias populares:

 

Janeiro

Festa do Senhor dos Aflitos (1 de Janeiro) – Vila Praia de Âncora

Festa de Santo Amaro (Domingo a seguir a 15 de Janeiro) – Riba de Âncora

Festa de Santo Antão (17 de Janeiro) – Arga de Cima

Festa de S. Sebastião (20 de Janeiro) – Moledo

Fevereiro

Festa de S. Brás (1º Domingo de Fevereiro) – Vila Praia de Âncora

Festa de S. Sebastião e Sta. Luzia (5 de Fevereiro) – Âncora

Abril

Festa de S. Sebastião (17 de Abril) – Vile

Maio

Festa de Nossa Senhora da Piedade (último Domingo de Maio) – Argela

Junho

Festa de S. Gonçalo (1º Domingo de Junho) – Dem

Festa de Santo António (13 de Junho) – Argela

Festa de Nossa Senhora da Rocha (25 de Junho) – Arga de Baixo

Festa de S. Bento (último Domingo de Junho) – Azevedo

Julho

Festa de S. Sebastião (1º Domingo de Julho) – Vilarelho

Festa de S. Bento (8 a 11 de Julho) – Seixas

Entre os dias 8 a 11 de Julho, a freguesia de Seixas está em festa. Comemoram-se as festas em honra de S. Bento. Esta festividade popular, já com tradição, atrai milhares de romeiros à freguesia, quer para participarem no culto religioso, como por exemplo entregar os cravos e outras esmolas a S. Bento, quer para desfrutarem da animação que a festa proporciona, como por exemplo as bandas de música, fanfarras, Zés Pereiras e bombos, espetáculos de fogo-de-artifício e espetáculos variados. Do programa religioso destaca-se a missa solene que se realiza na manhã do dia 11, e, nesse mesmo dia à tarde, tem lugar, na praia fluvial, o tradicional sermão ao ar livre e a “Bênção dos Barcos”.

Festa de S. Tiago (25 de Julho) – Cristelo

Festa da Senhora do Rosário e Santíssimo Sacramento (Julho) – Gondar

Agosto

Festa da Senhora de ao Pé da Cruz (1º fim-de-semana de Agosto) – Moledo

Esta festa e conhecida pela sua procissão até a praia.

Festa da Senhora das Neves (4 e 5 de Agosto) – Dem

Festa de S. Sebastião (2º Domingo de Agosto) – Vila Praia de Âncora

Festas de Santa Rita de Cássia (2º fim-de-semana de Agosto) – Caminha (Festas concelhias)

No segundo fim-de-semana do mês de Agosto, realizam-se as festas concelhias em Caminha, em honra de Santa Rita de Cássia, pelo menos desde 1844. A cada ano que passa, esta festividade popular atrai a Caminha milhares de pessoas, para assistir ao certame. O programa é convidativo. Do programa religioso fazem parte os sermões e a majestosa procissão, constituída por dezenas de andores e figurantes, sempre acompanhada por uma fanfarra ou banda de música. O programa de animação cultural também é rico e diversificado. São muitos os concertos e espectáculos de fogo-de-artifício. Um dos momentos mais altos da festa é a monumental serenata de fogo-de-artifício nas margens do rio Coura, que tem sempre lugar na última noite.

Festa de Nossa Senhora dos Remédios (14 e 15 de Agosto) – Venade

Festa de Nossa Senhora do Rosário (15 de Agosto) – Arga de Baixo

Festa de Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto) – Âncora

Festa Senhora do Rosário (1º Domingo após 15 de Agosto) – Arga de Cima

Festa de S. Bartolomeu e Senhora do Boa Morte (Domingo a seguir a 24 de Agosto) – Riba de Âncora

Romaria de S. João d’Arga (28 e 29 de Agosto) – Serra d’Arga

Nos dias 28 e 29 de Agosto, realiza-se a romaria de S. João d’Arga, na localidade com o mesmo nome. Segundo reza a historia, após a subida ao monte, os peregrinos e visitantes dos nossos dias mantêm a tradição de dar três voltas à capela, seguindo-se da entregue de duas esmolas: uma ao santo…e outra ao diabo. A noite de 28 para 29 é uma grande festa, a animação e a boa disposição são uma constante. Os romeiros oriundos dos concelhos vizinhos, pernoitam na zona envolvente ao Mosteiro para assistirem às cantigas ao desafio, dançarem ao som das concertinas, bem como provarem as especialidades locais, a aguardente com mel, a broa, o chouriço, o cabrito e o vinho verde petiscos considerados já uma tradição. Entre os romeiros existem muitos devotos, que se deslocam à serra somente para pagarem promessas e assistirem às cerimónias religiosas. É sem dúvida a romaria mais genuína do concelho de Caminha, que merece ser visitada! Saber mais sobre esta romaria

Festa da Nossa Senhora do Amparo (último fim-de-semana de Agosto) – Vilarelho

Festa da Senhora da Agonia (mês de Agosto) – Gondar

 

 

Setembro

Festa das Solhas – Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia (1º fim-de-semana de Setembro) – Lanhelas

Esta é uma das festas com tradição no concelho, famosa pela sua vertente gastronómica. Há mais de 100 anos que os Lanhelenses comemoram a festa em honra do Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia, sobejamente conhecida como a Festa das Solhas, que se realiza anualmente no primeiro fim-de-semana de Setembro. Aparentemente, esta é uma festa popular como tantas outras. Mas o seu cardápio, as famosas solhas secas, transformou-a numa romaria diferente. As solhas secas são a atracção da festa, levando centenas de forasteiros, todos os anos, ao Jardim de S. Gregório, apenas para saborearem este petisco tão característico. Mas a festa não é apenas procurada pela gastronomia. O diversificado cartaz de animação e os espectáculos de fogo-de-artifício são, também, um forte chamariz, a que se associa a solene procissão que se realiza ao Domingo de manhã.

Festa da Senhora da Peneda (1º fim-de-semana de Setembro) – Vilar de Mouros

Festa de Nossa Senhora da Bonança – 2º fim-de-semana de Setembro) – Vila Praia de Âncora

No segundo fim-de-semana de Setembro celebra-se a Festa em honra de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora. É a romaria mais popular do concelho, com tradição registada desde 1883. O centro da festa era o antigo lugar denominado da Lagarteira. Estamos perante verdadeiro arraial, com todos os ingredientes tradicionais típicos e necessários: música, bandas filarmónicas, dança, folclore, cortejo etnográfico, procissões religiosas, fogo-de-artifício, boa comida e bom vinho! O ponto alto da festa é, sem dúvida, a majestosa procissão naval, que se realiza sempre à quinta-feira, pelas 15 horas. Nesse dia, as embarcações vestem o seu melhor traje de festa e, engalanadas, dirigem-se ao Forte da Ínsua, para ai recolher a imagem da Senhora da Ínsua.

Festa de S. Miguel (29 de Setembro) – Azevedo (Festas do Padroeiro da Freguesia)

Festa de S. Miguel (Domingo a seguir a 29 de Setembro) – Riba de Âncora

Festa do Senhor (último Domingo de Setembro) – Moledo

Dezembro

Festa do Menino Jesus (Dia de Natal) – Azevedo

Festa do Senhor dos Mareantes (27 de Dezembro) – Caminha

O Senhor dos Mareantes é um dos Santos de maior veneração na vila de Caminha, ocupando um lugar especial no coração dos pescadores, a quem pedem protecção quando o mar bravio põe em perigo as suas embarcações e as suas vidas.

Festa de S. Silvestre (31 de Dezembro) – Arga de Cima

Festa de Santa Eulália (Dezembro) – Venade (Festas da Padroeira da Freguesia)

Datas móveis

Festa do Senhor dos Aflitos (Domingo Gordo – antes do Carnaval) – Orbacém

Festa do Senhor dos Passos (15 dias antes da Páscoa) – Vilar de Mouros

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe (3º Domingo após a Páscoa) – Riba de Âncora

Festa do Corpo de Deus (data anual) – Orbacém

Fonte da informações sobre as Festas e Romarias

Imagem de destaque