Romarias e Festas Populares em Fevereiro

Durante o mês de Fevereiro, realizam-se as seguintes Romarias e Festas Populares em Portugal:

Semana anterior ao dia 2

Festa de Nossa Senhora da Guia | Vila do Conde

Nossa Senhora da Guia é a padroeira dos mareantes e dos pescadores. Com celebrações apenas de cariz religioso, a Festa da Senhora da Guia atrai à cidade devotos de todo o país, em especial de zonas piscatórias, acompanhando a procissão que integra vários andores e muitos figurantes, sendo considerada, pela sua importância, um dos momentos mais marcantes do calendário religioso.

Local: Capela de Nossa Senhora da Guia e outros locais | GPS: 41°20’20.56”N 8°44’58.42”W

Dias 2 e 3

Festa de São Brás | Oliveira de Azeméis

As festas de S. Brás já se realizam há décadas e trazem à freguesia de Ul numerosos forasteiros, que se regalam, quer com a romaria, quer com a gastronomia. Dedicadas ao patrono dos enfermos da garganta, decorre em pleno inverno e são aproveitadas para dar a conhecer as tradições da terra e os costumes de bem receber. Perto está localizado o Parque Temático Molinológico que é um «museu vivo» das estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais. Além de um lugar agradável e de apetência turística, o parque assume-se como um espaço didático e de conhecimento.

Local: Largo da Igreja – Ul | GPS: 4.081.343 -8.531.102

Dia 3

Festa em honra de S. Brás | Gondomar

No dia 3 de fevereiro de cada ano, realiza-se a festa em honra de S. Brás. É tradição popular, em dia de procissão, cobrir as ruas em redor da igreja, com tapetes de flores geometricamente trabalhados com cores vivas e alegres. À passagem da procissão, os moradores colocarem colchas nas varandas.

Local: Igreja Paroquial de Baguim do Monte – Baguim do Monte | GPS: 41.188343 -8.539081

Festa de São Brás | Paços de Ferreira

Os festejos em honra de S. Brás levam a essa zona de Frazão, com o mesmo nome, centenas de pessoas. É possível ver muita gente nos dias de comemoração, desde jovens a idosos, que ainda relembram a grandiosidade da festa de outros tempos e que dura dois dias. 02 de fevereiro é o dia de Nossa Senhora das Candeias e 03 de fevereiro, dia de S. Brás.

Como em todos os certames de cariz popular e religioso, existem certas tradições que os caracterizam. O São Brás não é exceção e, apesar de praticamente já não ser praticada, a sua tradição de atirar brilhantes, semelhantes aos do Carnaval, a toda a gente, perdura. Há algumas dezenas de anos atrás, as ruas onde se fazia a festa ficavam completamente repletas destes confetti.

Local: Centro da cidade de Freamunde

Poderá também gostar de conhecer uma tradição em Vila Real: as “Ganchas” de São Brás

Dia 5

Festa de Santa Águeda | Lousada

É no dia 05 de fevereiro que os amantes da natureza se deslocam a Sousela e estendem as suas toalhas de linho com as mais saborosas merendas. Esta festa é notável pelos divertimentos carnavalescos, e típica pelo local onde se realiza: o fundo de um vale onde serpenteia um ribeiro.

Ali, se venera a Virgem Santa Águeda e S. Cristóvão, advogados, respetivamente, do leite materno e fastio. Tem notável afluência de romeiros provenientes de terras distantes para cumprirem as suas promessas. Como nota pitoresca, regista-se a panorâmica dos montes adjacentes, adornados com límpidas toalhas de linho estendidas graciosamente e à sua volta, os forasteiros saboreando os seus farnéis regados com o delicioso Vinho Verde da região.

Local: Capela de Santa Águeda – Sousela | GPS: 41°18’38.67’’N 8°18’45.23’’W

Fonte: informações retiradas daqui