A Praça do Cavaquinho em Viana do Castelo

 

A Fundação INATEL vai levar a efeito, no próximo domingo, 1 de Julho de 2018, a partir das 17h30, a II edição da Praça do Cavaquinho. Esta iniciativa tem o apoio do Município de Viana do Castelo.

O evento decorrerá na Praça da República de Viana do Castelo e conta com a atuação de 3 grupos de cavaquinhos  representativos do Minho e filiados na Fundação INATEL:

– Grupo de Cavaquinhos de Amonde – Viana do Castelo

– Conjunto de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio – Braga

– Grupo de Cavaquinhos da A. C. de Mujães – Viana do Castelo

Esta edição da Praça do Cavaquinho é apadrinhada pelo músico Sérgio Mirra.

Sérgio Mirra é um músico multi-instrumentista de cordas, natural de Guimarães, a quem a música tradicional portuguesa desde muito cedo conquistou. Licenciado em Educação Musical, começou os seus estudos musicais no Centro de Cultura Musical nas Caldinhas (Sto. Tirso), tendo o violino como instrumento principal. Mais tarde ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, onde concluiu o curso profissional de instrumento. Fez a sua licenciatura no Instituto Piaget em Canelas (Gaia) e a profissionalização em serviço na Universidade do Minho.

 

Sobre o Cavaquinho…

«O cavaquinho é um cordofone popular de pequenas dimensões, do tipo da viola de tampos chatos – e portanto da família das guitarras europeias – caixa de duplo bojo e pequeno enfranque, e de quatro cordas, de tripa ou metálicas – de «arame» (ou seja aço) -, conforme os gostos, presas, nas formas tradicionais, em cima, a cravelhas de madeira dorsais, e, em baixo, no cavalete colado a meio do bojo inferior do tampo, por um sistema que também se usa na viola(Ernesto Veiga de Oliveira, em “Instrumentos Populares Portugueses”, edição da Fundação Calouste Gulbenkian)

No próximo dia 1 de Junho, visite Viana do Castelo, a Princesa do Lima, e a sua PRAÇA DO CAVAQUINHO!