[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Newsletter do Portal do Folclore Português Pub

Pub

   

 

Dia 31 de Janeiro de 2012 - Newsletter nº31

1.- Está terminado o mês de Janeiro e vamos iniciar o mês de Fevereiro. O nome deste mês provém do latim Februarius, mês da expiação e purificação. Expiação porque no dia 15, no calendário romano, havia a Februa, grande festa de purgação e expiação. Saber mais>>>

2.- Neste mês, para além de algumas Festas e Romarias, também vão realizar-se outras iniciativas. Para além de Festivais de Folclore, destacamos um Workshop sobre os “Lenços dos Namorados”, no âmbito da iniciativa “Valença Fortaleza dos Namorados”.

3.- Nos dias 2 e 3 de Fevereiro realiza-se em Vila Real uma festa em honra de S. Brás ("Protector contra as doenças da garganta" e "Padroeiro dos Cardadores"), com tradições algo curiosas:

- o toque dos sinos da Igreja num compasso que permitiu ao povo, com o tempo, a elaboração de quadras, como esta:

Eu vou ao S. Brás
de cú para trás
comprar uma gancha
p'ró meu rapaz

- o rapaz ter de dar a “gancha” à rapariga, para que esta lhe retribua, dando-lhe o “pito” no dia de Santa Luzia (13 de Dezembro).

4.- Neste tempo de crise, cada vez se ouve falar mais em criação de hortas. Neste mês de Fevereiro, o Calendário Agrícola diz-nos que se deve “Semear: abóboras, acelgas, alface, alho-francês, beterraba, cebolas, cenouras, coentros, couve-flor serôdia, couve-de-grelos, espargos, ervilhas, espinafres, favas, feijão, malaguetas, melancia, nabiças, nabos serôdios, pimentos, repolho, salsa, tomate, tronchudas.” Mas outras actividades também devem ser tidas em conta…

5.- Para todos os responsáveis pelos Grupos de Folclore e outros: enviem-nos, atempadamente, informações sobre as iniciativas que vão realizar, para que possam ser divulgadas, gratuitamente, no Portal do Folclore Português.

6.- No blogue Etnografia em Imagens colocámos um texto e imagens sobre Belezas nas margens do rio Corgo – Vila Real.

6.- Ganhar dinheiro (algum!): A Wazzub é a mais recente rede social que teve a inovadora ideia de dividir os seus lucros com os respectivos membros. Muita gente pode até pensar que seja uma fraude ou um flop; porém, tudo indica que não.

É uma oportunidade de ganhar dinheiro por tempo limitado. E esse tempo está a acabar, pois encontra-se em fase de pré-lançamento até ao dia 9 de Abril de 2012.

Os primeiros a inscreverem-se, GRATUITAMENTE, mais hipóteses têm de ganhar… e ganhar mais! É que os responsáveis pela Wazzub vão partilhar 50% dos lucros, para sempre, com os membros que se inscreverem na fase de pré-lançamento. Inscreve-te já!
A Equipa
Se quiser receber a Newsletter do Portal no seu correio electrónico, mande-nos uma mensagem.


< Aceder às restantes newsletters >
 


Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster