Grupo Folclórico e Etnográfico "Os Camponeses" de Vale das Mós
 

Foi fundado em 16-02-1987 pelo Clube Cultural e Recreativo de Vale das Mós, na sequência de uma iniciativa realizada no Carnaval desse ano.

Em 1990, foi formalmente constituído com a designação de Grupo Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses“ de Vale das Mós.

Pertence ao concelho de Abrantes, distrito de Santarém, e à antiga província do Ribatejo.

É Sócio Efectivo da Federação do Folclore Português e está inscrito na Fundação INATEL como Centro de Cultura e Desporto (CCD).

No âmbito etnográfico, apresenta os Trajes, de Festa e de Trabalho, usados no início do século passado pelos habitantes desta zona Ribatejana, embora também fortemente influenciada pela cultura e pelas condições climáticas idênticas da vizinha região do Alto Alentejo.

Os Trajes de Trabalho identificam as principais actividades agrícolas a que o povo se dedicava nesta região, nomeadamente as culturas do milho, do trigo, do arroz e os montados de sobro, para além trajes de pastoreio, através dos quais se podem verificar o uso de tonalidades sóbrias e a idade dos “cortes” dos trajes, tanto masculinos como femininos, resultado de uma pesquisa e de uma reconstituição cuidada na constituição, aspectos que consideramos nos valoriza.

O repertório do Grupo Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses“ de Vale das Mós inclui expressões musicais e coreográficas desta região, com particular incidência nas "modas de saias", mas também apresentamos "modas a dois passos", "viras", "bailarico", "corridinho", "fadinho" e "chutiços".

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Morada
Grupo Folclórico e Etnográfico
"Os Camponeses" de Vale das Mós

Rua da Igreja nº25
2205-817 Vale das Mós

Telefone

936825021

E-mail
gfeoscamponeses.vdm@gmail.com


Ver mapa maior