RANCHO FOLCLÓRICO DE MAIORCA
 

O Rancho Folclórico de Maiorca foi criado efetivamente em 30 de maio de 1963, mas dizem os mais antigos que este teve as suas origens entre 1918 e 1922, quando um grupo de mulheres e homens que faziam parte da nossa Associação se reuniram, para criar um grupo, para festejar o 1º de maio, onde ficavam consagrados os 2 maiores prazeres das gentes de Maiorca, ou seja, cantar e dançar, uma vez que naquela época, só havia tempo para as danças no final da labuta diária dos trabalhos rurais nos belos campos do Baixo Mondego, de onde muitos ainda hoje tiram o seu sustento.

Naquela altura não importava onde se dançava, pois o que interessava era dançar e cantar, pois era aqui também que se concretizavam muitos namoros que viriam a dar em casamentos e cujo bichinho foi passando de geração em geração até aos dias de hoje., ficando assim formado o atual Rancho Folclórico de Maiorca, que tem feito atuações de Norte s Sul do Nosso pais, registando algumas atuações no estrangeiro, nomeadamente, França, Espanha e Angola

O Rancho Folclórico de Maiorca, encontra-se inserido na região do Baixo Mondego, e interpreta na sua maioria danças de roda, em que as raparigas trajando o traje domingueiro bailam com potes  de barro pesando aproximadamente entre 5 a 9 kg artisticamente  enfeitados com flores artificiais, sendo esta uma arte muito própria de Maiorca, complementando este grupo a parte etnográfica representa, um pouco de cada uma das artes agrícolas, e tradicionais das suas gentes, dignificando assim o Folclore do Baixo Mondego.

È Sócio aderente da Federação de Folclore desde 2004.

RANCHO INFANTIL DE MAIORCA U.F.M

O Rancho Infantil de Maiorca foi fundado em 23 de Março de 2013.

O início deste rancho infantil começou por uma brincadeira, tendo por ponto alto a participação nas comemorações das bodas de ouro do Rancho Folclórico de Maiorca, comemorações estas que se realizaram durante o mês de Maio e Junho de 2013.

O Rancho Infantil de Maiorca realizou já várias actuações, tendo participado na Findagrim (Feira industrial e Agrícola de Maiorca) recebendo os maiores aplausos por uma vasta multidão que assistiu há actuação.

Os trajes das raparigas são uma representação do tradicional Rancho de Maio, uma tradição quase secular da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.

Os rapazes, com as suas calças azuis, colete estampado, chapéu e cinta, fazendo lembrar a elegância de outros tempos.

O Rancho Infantil de Maiorca. UFM é já parte integrante das doze secções da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.

 

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Telefone
924383212
233939478


E-mail

ufm1843@hotmail.com