GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE BELIDE
 

Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide - Coimbra - Beira LitoralO Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide, munido da consciência daquilo que é o puro folclore e de uma forte vontade de salvaguardar o património popular e a identidade cultural da freguesia, pretende salvaguardar, divulgar e reproduzir o mais fielmente o quotidiano das gentes da Região do Baixo Mondego, com especial ênfase para a freguesia de Belide, desde meados do século XIX até 1920.

Do seu espólio de recolhas contam-se cerca de uma centena de cantares e dançares, sendo estes, de influência mondeguina por um lado e já coimbrã por outro, assim como quadros típicos característicos da vivência de outros tempos, nomeadamente os trabalhos agrícolas realizados tanto no campo como no monte, idas à Fonte do Bugalho, Deitar das Pulhas, Cânticos às Almas Santas, Serrar da Velha, Queima de Judas, Romagem a São Bento, Maias, Fogueiras aos Santos Populares, Romagem à Senhora da Saúde, Romagem ao Senhor da Serra a Semide, Natal e Reis, entre outras.

A vida simples e alegre das gentes do Baixo Mondego, está presente na forma de trajar, cantar e bailar do grupo, envergando este, trajos de noivar, de domingar, romeiros, lavradores e camponeses abastados e, um espólio variado de trabalhadores rurais, assim como, o artesanato local: ferraria e latoaria.

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide possui ainda, um variado espólio de material ligado à religiosidade local, agricultura e gastronomia, fazendo um levantamento de rezas, crenças e benzilhices, cantares em desuso, medicina popular e sua aplicação, assim como fotografias do património edificado e das gentes a ele ligadas, assim como, peças de uso pessoal, utilizadas noutros tempos.

Dar continuidade ao trabalho já catalogado e aumentar o seu espólio folclórico e etnográfico são objectivos a serem mantidos, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide tem participado em festivais nacionais e internacionais de folclore, festas e romarias e eventos ligados à cultura tradicional.

Belide é actualmente localidade e sede de freguesia, distando cerca de 5 km da sede de concelho, Condeixa, e 15 km do centro urbano de Coimbra.

A toponímia de Belide construiu-se, em torno das expressões romana Villa Bellite e germânica Belildus. Apesar de não se saber ao certo a data do primeiro povoado, conclui-se que é anterior à fundação da nacionalidade, comprovam-no a existência de uma Ponte Romana como um testemunho histórico da antiguidade da presença humana por terras desta freguesia.

Belide, com este passado cheio de glória que emergia ser salvaguardado, contactou-se as pessoas idosas da freguesia, estas retiraram das suas arcas e baús os trajos antigos que possuíam, bem como reviveram os cânticos e melodias que as suas gargantas cansadas ainda conseguiram transmitir, bem como diversas descrições da forma de dançar e trajar.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Morada
Centro Social Cultural Recreativo
e Desportivo de Belide
Rua de Nossa Senhora da Saúde
3150-030 – Belide – Condeixa

Telefone
916034069
964354454
965207764

E-mail
gfebelide@gmail.com