Grupos Folclóricos e Etnográficos dos Açores

 

“O Arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas que, pela sua proximidade geográfica, se organizam em: grupo oriental (Santa Maria e São Miguel), grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e grupo ocidental (Flores e Corvo). A maior cidade é Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

As ilhas têm uma origem vulcânica, que anda hoje se revela por manifestações secundárias, como as fumarolas, e a erupções, a última das quais aconteceu no Faial em 1957-58 [Vulcão dos Capelinhos]. Os relevos vulcânicos, com cones e caldeiras (às vezes ocupadas por lagos), de que são exemplo o Pico, as lagoas das Sete Cidades e do Fogo, na ilha de São Miguel, e a caldeira do Faial, conferem à paisagem uma diversidade magnífica, a que se associa o mosaico colorido de prados e flores possibilitados pelo clima marcadamente oceânico, húmido e pluvioso.

Em traços gerais, até aproximadamente 450 m, existe um andar de culturas, a que se sucede, até 800 m, um de ocupação silvo-pastoril, acima do qual dominam os matos. A pecuária associada aos abundantes prados é o principal recurso do arquipélago. Apenas São Miguel possui alguma indústria agroalimentar relacionada com as culturas de ananás, chá, beterraba-açucareira e tabaco.

A riqueza paisagística, a fauna e a flora estão protegidas em numerosas áreas classificadas como reservas naturais, reservas costeiras e paisagens protegidas. Estas áreas visam a preservação de aparelhos vulcânicos e ecossistemas associados, núcleos de vida selvagem, como as comunidades subalpinas do arquipélago e comunidades marinhas costeiras.”  (Dicionário Ilustrado do Conhecimento Essencial)

 

Grupo Folclórico do Salão
Divulgação das nossas raízes

Grupo Folclórico e Etnográfico “Água-Alva”
Uma pequena discrição do grupo, seus trajes, actividades, etc…

Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva
Descrição das deslocações e participações mais importantes no país e pelo mundo, descrição sobre a Freguesia da Relva, Trajes, Balhos e Instrumentos Típicos, Eventos, Álbum de Fotos ao longo dos anos e Contactos.

Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense
Página oficial do mais antigo Grupo de Folclore da ilha Terceira

 

Imagem de destaque (com filtro) retirada daqui