Grupos Folclóricos e Etnográficos da Madeira

 

 

“Situado a sudoeste do continente e de origem vulcânica, o Arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens. Na ilha da Madeira, a mais extensa (728 km2), a disposição dos relevos define uma vertente norte mais pluviosa e outra meridional mais amena, onde se situa a cidade mais importante, o Funchal.

A vegetação escalona-se em altitude, com um andar baixo de espécies tropicais (bananeira, cana-de-açúcar, anona, papaia, manga, maracujá), a que sucede um andar mediterrâneo (figueira, nespereira e vinha, que pode descer até ao nível do mar) e outro dos cereais (milho, trigo, centeio e cevada).

A vegetação natural também se dispõe em andares e contém espécies da Macaronésia, destacando-se a Laurissilva e a floresta de criptomérias. A Laurissilva ocupa 10.000 ha e é uma autêntica relíquia viva do que foi a floresta da Europa antes da idade glaciária.

As riquezas florísticas são a principal razão da criação do Parque Natural da Madeira, que ocupa dois terços da superfície da ilha. Existe, ainda, a Reserva Natural do Garajau, criada em 1986, a leste do Funchal, pela sua riqueza piscícola (mero, badejo, manta, peixe-cão), mamíferos marinhos e muitas espécies de tartarugas.

Devido ao acidentado do terreno, a agricultura pratica-se em estreitos socalcos, resultado de um intenso labor secular, possibilitada por uma extensa rede de canais de distribuição da água, as levadas.

O turismo assume-se como a principal atividade, favorecida pela amenidade climática, pelas paisagens e pela facilidade de acesso possibilitado pelo aeroporto do Funchal.” (Dicionário Ilustrado do Conhecimento Essencial)

 

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha
O nosso sítio pretende uma maior aproximação com as comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo, e claro na divulgação de todo o trabalho desenvolvido a nível da recolha e espectáculo pelo Grupo, durante todos estes anos de existência.

Grupo de Folclore de Machico
Apresentação do historial, trajes e reportório do Grupo de Folclore de Machico, cidade da zona leste da Ilha da Madeira.

Grupo de Folclore de Ponta do Sol