Grupos Folclóricos da Estremadura

 

“Erguendo a vista, divisamos além do mar a ponta de S. Vicente, ao sul; para leste, Évora de um lado e as campinas do Ribatejo do outro para norte, Lisboa em anfiteatro sobre a sua baía; além dela Sintra e os montes da Estremadura cistagana – a qual, até ao Mondego, forma a primeira zona estremenha, por onde vamos entrar no exame da última das regiões do nosso território. O litoral do centro entre o Mondego e o Tejo é a parte mais benigna do País. Ai o ar temperado pelas brisas marítimas mantém um grau de humidade (68 a 85%), e as chuvas, regulares sem serem copiosas (700 a 800mm anuais, e 20 a 30 no Estio), uma rega, que fertilizam os terrenos sem os tornar gordos como os do Norte. Nem o calor (15º a 16º) tisna de Verão as vegetações, nem o frio do Inverno as atrofia. Por tudo isto. A população abunda, sem exorbitar, como no Minho; e o habitante reúne à laboriosidade de uma vida agrícola a liberdade de uma existência mais ampla. Por tudo isto, além dos caracteres geognósticos da região, a flora é variada, reunindo o pinheiro bravo e o manso, a vinha, a oliveira e o carvalho, o trigo, o milho e o centeio. Desde os campos que o Mondego todos os anos fertiliza, por Leiria e Alcobaça vestidas de florestas, pelas veigas do Nabão, chegamos ao Tejo;” (Oliveira Martins, in “Portugal – A Terra e o Homem”)

 

Rancho Folclórico Infantil do G.D. Lousa  – Site
O Rancho Folclórico Infantil do Grupo Desportivo de Lousa, foi fundado em 24 de Abril de 2005, motivado pelo interesse dos pais de algumas crianças que na altura frequentavam o 1º ciclo, da escola de Lousa, em manterem bem vivas as tradições dos seus antepassados. Representa assim a vida das lavadeiras, carroceiros, vendedeiras de fruta e hortaliça, padeira, ferrador, funileiro, vendedeira de azeitonas, homens que trabalhavam como jornaleiros…

Grupo de Danças e Cantares do Catujal / Unhos
O Grupo de Danças e Cantares do Catujal/Unhos foi fundado a 11 de Dezembro de 1993 no Catujal, Freguesia de Unhos, concelho de Loures.

Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia
Website com todas as informações sobre o Rancho

“As Ceifeiras” da Fanadia
Grupo representante do folclore da região etnográfica da Alta Estremadura.

Rancho Folclórico “Os Saloios de D. Maria” – Site

Rancho Folclórico e Etnográfico “Vale Choupinho”
Rancho Folclórico e Etnográfico fundado em 1988, representa as danças, cantares, trajes e tradições da região da Alta Estremadura.

Grupo Recreativo de Danças e Cantares Lagoense
Ourém

Rancho Folclórico “As Cerejeiras de Fetais”
Site informativo do Rancho Folclórico “As Cerejeiras de Fetais” – Sobral de Monte Agraço – Estremadura Centro (Região Saloia)

Rancho Folclórico do Bairro da Fraternidade
Informações e notícias sobre a actividade do Grupo

Rancho Folclórico S. Miguel do Milharado

Rancho Folclórico do Freixial

Rancho Folclórico Etnográfico da Sociedade Filarmónica Olhalvense
Apresentação do Rancho Olhalvense

Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses” de Varatojo
Demonstra um pouco das várias recolhas e o que temos posto em prática após as recolhas juntos dos idosos da nossa terra para melhor preservar as nossas tradições e costumes dos nossos antepassados.

Grupo Cultural de Danças e Cantares de São Miguel de Alcainça
O G.C.D.C.S.M. Alcainça tem como  principal objectivo promover a nossa cultura nacional, de norte a sul do pais sem esquecer a bela ilha da Madeira

Grupo Folclórico de Danças e Cantares Fonte da Senhora

Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da Região de Sesimbra
O Grupo Etnográfico dedica-se à recolha e divulgação das danças e cantares da região de Sesimbra

Rancho Folclórico e Etnográfico “As Mondadeiras do Algueirão” 

Grupo de Folclore “As Lavadeiras da Ribeira da Lage”

Rancho da Região de Leiria
Fundado em 19 de Março de 1963, presentemente está constituído em Associação de Utilidade Pública autónoma, financeira e administrativa. O Rancho da Região de Leiria é sócio fundador da Federação de Folclore Português e da Associação dos Ranchos Folclóricos do Concelho de Leiria – Alta Estremadura.

Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha
Grupo folclórico fundado em 1983 e membro da Federação do Folclore Português. Representação portuguesa em Espanha, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos da América, Turquia, Polónia, Suécia e Grécia.

Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena
Defender a Etnografia Saloia

Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros de Arrimal
Espaço virtual do Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros de Arrimal, fundado em 22 de Maio de 1987. Tem participado nos mais conceituados festivais nacionais e internacionais de Norte a Sul do país e no estrangeiro, sendo alguns deles no âmbito do CIOFF.

Rancho Folclórico dos Recreios da Venda Seca
Grupo que apresenta o folclore saloio da região de Sintra

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios
Este site fala sobre o nosso Rancho, desde que nasceu em 10 de Junho de 1982 até aos dias que correm. Aborda alguns temas, como a Tocata, os Bailadores, os Trajes, as músicas, algumas actuações mais importantes, etc.

Rancho Folclórico Danças e Cantares da Fonte da Senhora
Esta é a página do Rancho Folclórico Danças e Cantares da Fonte da Senhora, que é um Rancho Folclórico situado no concelho de Alcochete, distrito de Setúbal. Aqui encontrarás tudo sobre folclore, desde foto, descrição de trajes, eventos a realizar, etc.

União Cultural e Folclórica da Bobadela

Rancho Folclórico “Os Rancheiros”
Site oficial do Rancho Folclórico “Os Rancheiros” – Vila Fria. Apresentam folclore de várias regiões do país.

Grupo Folclórico de Belas
Página oficial

Grupo Etnográfico dos Sete Castelos
Venha conhecer o nosso Grupo e a sua história

Rancho Folclórico e Cultural de Vale Flores
Sítio do Rancho Folclórico e Cultural de Vale Flores, com o seu historial e algumas fotos.

Grupo de Danças e Cantares de S. Romão
Sítio oficial do Grupo

Rancho Folclórico de Vila Franca do Rosário
Rancho Folclórico da região da Estremadura tipicamente saloio

Rancho Folclórico Flôr do Montejunto

Grupo Danças Cantares de Sto. Estêvão das Galés
Folclore Zona Saloia