Grupos Folclóricos da Beira Litoral

Descendo o litoral, o beirão é anfíbio: pescador e lavrador. A lavoura nasce do mar: os carros são barcos, adubos o moliço de algas e mariscos. As lado de um talhão de milho está uma marinha de sal. O mar insinua-se pelos canais retalhando a planície, em cujo centro, como uma artéria, corre placidamente Vouga. A três léguas da costa, vê-se fundeado um barco: as mulheres cosem as redes, ao lado, sobre a terra húmida e negra, que os bois lavram, ou o cavador abre à enxada. O calor (15º a 16º), a humidade permanente (60 a 80%), fazem germinar breve as sementes, multiplicam as colheitas, e as febres. Essa paisagem deliciosa e original, indecisa entre o mar e a terra, e que nos enche de vivo prazer, quando a dominamos desde os altos de Angeja à raiz das montanhas, atrai-nos como a sombra da mançanilha, cheia de frescura e veneno. Os elementos, confundidos, vingam-se da temeridade dos homens.(Oliveira Martins, in “A Terra e o Homem”)

 

Rancho Folclórico de Maiorca
O Rancho Folclórico de Maiorca foi criado efetivamente em 30 de maio de 1963, e encontra-se inserido na região do Baixo Mondego. É sócio aderente da Federação do Folclore Português desde 2004.

Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide

Grupo Etnográfico da Freguesia de Anobra
Pretende-se divulgar o folclore da freguesia de Anobra

Rancho Folclórico  da Santa Casa Misericórdia de Soure

Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego”

Rancho Folclórico “Roseiras do Vale da Rosa”

Vale da Rosa – Caranguejeira – Leiria

Rancho Folclórico Nossa Senhora da Nazaré

Rancho Folclórico Neveiros do Coentral
O Rancho Folclórico Neveiros do Coentral é um agrupamento etnográfico, constituído por naturais e descendentes da Freguesia do Coentral, do Concelho de Castanheira de Pera, pertencentes ao Distrito de Leiria. No seu portal vão poder encontrar informação sobre a sua fundação, história e actividade, sobre a sua origem geográfica e sobre o Núcleo Museológico “A Casa do Neveiro”.

Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas
Com este pequeno blog, visamos transparecer para quem nos visita, uma curta, mas sincera imagem da nossa associação etnográfica. Imagens das actividades realizadas, da sede do Rancho e da freguesia na qual estamos inseridos, Ribeira de Fráguas, entre outras importantes informações textuais.

Grupo Etnográfico de Lorvão

Site oficial do GEL

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira

“GESMA” – Grupo Etnográfico de São Martinho de Arvore
“GESMA” nasceu em 2004,durante a “Festa da Flor”,num contexto de festa e romaria. O grupo é composto por cerca de 40 elementos predominando os jovens.

Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa
Divulgador de grande vulto das suas tradições.

Grupo Etnográfico da Região de Coimbra
O Grupo Etnográfico da Região de Coimbra pretende recriar as vivências dos habitantes da cidade de Coimbra e das suas localidades vizinhas, nomeadamente, as cantigas, as danças e a indumentária por eles usada durante o séc. XIX.

Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra
No seu espólio musical, o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, tem um pouco de todo o Concelho.

Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva
O site é um projecto inovador com uma forte vertente sociológica, destacando-se as formas de vida e as tradições de quem viveu e continua a viver na aldeia de Soito da Ruiva – Pomares – Arganil.

Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge
Grupo Etnográfico e de Folclore que se dedica à preservação das danças e cantares de Assafarge – Coimbra

Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha
Site com o historial do Rancho, da Aldeia da sua localização geográfica e contactos para permutas.

Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede
O Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede é um Grupo Etnográfico empenhado em representar fielmente as tradições do Povo Português num espaço de tempo que se situa entre o fim do século XIX e o início do século XX. Proveniente da cidade de Cantanhede, é um museu vivo das tradições das regiões da “Gândara” e da “Bairrada”.

Grupo Folclórico de Esgueira
O Grupo Folclórico de Esgueira na sua página da Internet apresenta usos e costumes da freguesia de Esgueira, distrito de Aveiro!

Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços
Grupo de Folclore, com fortes batimentos de paus e danças muito movimentadas. Historial do Grupo, fotos, contactos, mapa de exibições, localização com apresentação de mapas e fotos da localidade. etc.

Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré
Divulgação do historial e das actividades do Grupo.

Rancho Folclórico das Camélias de Paião
Digno representante dos costumes e tradições do povo da Beira Litoral, região de Paião. Ao serviço da Cultura e do Folclore.

Rancho das Cantarinhas de Buarcos
O Rancho das Cantarinhas de Buarcos foi fundado em 1907 e tem origem na ancestral festa das “Maias”. Conheça em pormenor um dos grupos portugueses mais internacional e um dos que há mais tempo divulga Portugal no mundo.

Grupo Folclórico “Camponeses” de Vila Nova
Contém alguma informação sobre o Grupo e as suas realizações, principalmente a Feira das Cebolas,  em Coimbra, e o “deitar das Pulhas”. Pode ainda encontrar os contactos do Grupo. Brevemente, teremos disponíveis excertos de áudio e vídeo.

Grupo Folclórico de Coimbra
O Grupo Folclórico de Coimbra é uma associação de carácter cultural que tem como finalidades a recolha, o estudo, a reconstituição e a revivência dos costumes e artes tradicionais do povo da cidade de Coimbra e arredores, nomeadamente nos domínios da música, da dança e do trajo.

Grupo Folclórico da Ereira
Página do Grupo Folclórico de Ereira – Montemor-o-Velho. Foi fundado em 1932 para representar a divulgar de uma forma viva a comunidade onde está inserido, e está em actividade até hoje sem qualquer interrupção. Mantém-se em permanente investigação para uma mais verdadeira reposição dos costumes tradicionais …

Grupo Folclórico da Região de Arganil
O sítio pretende divulgar os costumes e tradições da região serrana, situada entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, mais propriamente do concelho de Arganil, bem como as iniciativas levadas a cabo pelo Grupo.

Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos

Grupo Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas” de Casconha

Rancho Folclórico de S. Paio de Oleiros
O Rancho Folclórico de S. Paio de Oleiros, fundado em Julho de 1981 e legalizado em 30 de Outubro do mesmo ano, dá voz à população da freguesia que lhe deu o nome mas que hoje já é uma lindíssima e progressiva Vila e uma das 31 que constituem o grande concelho de Santa Maria da Feira, coração das antigas e mui nobres “TERRAS DE SANTA MARIA”.

Rancho Folclórico Juventude do Roxo
Orgulhamo-nos de preservar e divulgar a etnografia, o folclore, os usos e costumes da nossa região, dizendo que somos o testemunho dos nossos antepassados, da freguesia de Lorvão, concelho de Penacova, situado numa das mais altas serras do distrito de Coimbra.

Rancho Folclórico das Rosas de Coja
Este Rancho constituiu-se em 1957, na Vila de Coja, Beira Litoral. Povoação antiga, repleta de tradições, é banhada pelo Rio Alva, o que lhe confere o nome “Princesa do Alva”

Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão
Apresentação de trajes, localização e historial

Rancho Folclórico de Pousaflores
Os nossos objectivos são integrar as pessoas num projecto cultural e recreativo em várias vertentes com o Rancho Folclórico com o Rancho Folclórico como primeira realização já conseguida.

Rancho Folclórico “Cravos e Rosas” de Santa Maria de Ul
O nosso Grupo revive os tempos dos nossos antepassados, nas danças e cantares da nossa freguesia de Ul e também da Região da Beira Litoral

Rancho Folclórico “As Salineiras de Lavos”
O Rancho Folclórico “As Salineiras de Lavos” representa a cultura do sal da Figueira da Foz

Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães
Sítio com toda a informação sobre o Grupo Folclórico

Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra
O Grupo Etnográfico do HUC foi fundado em 2003, com o objectivo de recolher, investigar, tratar, preservar e divulgar o Folclore e a Etnografia desde Penacova a Montemor-o-Velho, por ser uma área geográfica abrangente pelos seus sócios, funcionários dos HUC.

Rancho Folclórico do Baixo Vouga