Grupos Folclóricos e Etnográficos do Algarve

 

“Os que uma vez embarcaram abaixo de Serpa, onde as cataratas põem ponto à navegação, Guadiana em fora até ao Algarve, terão sentido ao chegar à foz a impressão de quem entra, de um sertão, em um jardim; de quem deixa uma escura gruta por uma luminosa planície. Breve é a extensão do Algarve, desde Vila Real [de Santo António] até Lagos, abrigado pela ponta do Cabo de São Vicente; mas esse trajecto sombrio do Guadiana divide duas regiões caracteristicamente acentuadas. Um Algarvio é um Andaluz. Ao contrário do Alentejano, tudo o interessa, de tudo fala, agita-se em permanência, com uma vivacidade quase infantil. No Algarve não há o silêncio e a impassibilidade: há o constante movimento, o falar, o cantar, de uma população como a dos gregos das ilhas, ora embarcados nos seus navios de cabotagem, ora ocupados nos seus campos que são jardins.

Se a planície e os longos horizontes das montanhas dão ao espírito a placidez solene, também o constante arrulhar da onda, sobre a qual, debruçado como um eirado, está o Algarve, põe no pensamento uma permanente agitação, meio tonta mas encantadora. Ao calor de um sol já africano, durante o Estio, e no seio de uma constante Primavera, durante o Inverno, o Algarvio desconhece a aspereza da vida: nem os frios o obrigam à indústria para se vestir, nem a fome ao duro trabalho da enxada para comer. Enquanto voga sobre o mar, mercadejando, pescando, contrabandeando, crescem-lhe no campo a figueira, a amendoeira, a laranjeira, cuja seiva o sol se encarrega de transformar todos os anos em frutos. A alfarrobeira nas encostas da sua serra, a palma pelos valados, pedem apenas que lhes colham os frutos e os ramos; e o mercador, no seu barco, ao longo da costa, espera as carpas, para as trocar por dinheiro.” (Oliveira Martins, in “Portugal – A Terra e o Homem”)

 

Rancho Folclórico da Ria Formosa – FB

Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” – Site
Rancho Folclórico situado no interior da Serra Algarvia

Rancho Folclórico do Azinhal – Site
Este site visa promover a cultura da nossa freguesia através do Rancho Folclórico do Azinhal.

Rancho Folclórico de Santo Estêvão – FB

Grupo Folclórico de Faro – FB
O Grupo Folclórico de Faro é o mais antigo do Algarve. Aqui se encontra um breve historial do Grupo, foto álbum, associativismo, contactos, projectos e outros links.

Rancho Folclórico de Moncarapacho – FB
Corridinhos, Baile de Roda e Baile Mandado por um dos Grupos mais emblemáticos de todo o Algarve.

Rancho Folclórico Infantil Etnográfico da Junta de Freguesia de Martinlongo

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime – FB
Site do Rancho Folclórico de Boliqueime – Algarve. As danças, cantares e costumes da nossa região.

Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Site
Breve historial do Grupo com algumas fotos alusivas