Grupo Danças e Cantares de Serreleis – Terra do Linho

 

O Grupo Danças e Cantares de Serreleis, fundado em Setembro de 1982, por Domingos Fernandes Vieira, e “batizado” na Igreja de S. Pedro de Serreleis em Julho de 1983, continua a ser o único embaixador da cultura da sua terra.

Com inúmeras deslocações pelo país (incluindo na Região Autónoma dos Açores), França e Espanha, participou, por diversas vezes, em filmagens, e os seus responsáveis concederam entrevistas para as rádios locais, RTP e canais de televisão nos EUA, Canadá. Na Bélgica, existe uma exposição dos seus trajes regionais.

Na sequência do seu trabalho de recolha etnográfica efetuada na sua freguesia, durante os primeiros anos de existência, o Grupo de Danças e Cantares de Serreleis orgulha-se de apresentar um Folclore genuíno, que faz reviver, em todos os que têm oportunidade de ver as suas atuações, o gosto pelas tradições da sua região, e por tudo aquilo que, em tempos remotos, foi a vida do quotidiano rural.

Consciente da necessidade de uma permanente melhoria do seu trabalho, tem sabido adaptar-se às exigências de encontrar a veracidade etnográfica em cada pormenor relacionado com os usos e costumes da sua terra, na época que representa.

São as danças, os cantares e, sobretudo, os trajes e o ourar deste Grupo, que causa admiração em muitos dos que têm oportunidade de ver este Grupo, nomeadamente nos diversos eventos etnográficos e folclóricos em que tem participado.

Contatos

Grupo de Danças e Cantares de Serreleis | Rua Maria José Pereira de Castro Tasso de Sousa, 71 | 4925-595 Serreleis | Viana do Castelo

Tlm 918 149 377 / 964 064 908 / 966 318 809| Email: folclore-serreleis@sapo.pt | Facebook | Alto Minho – Portugal

 

 

A Freguesia de Serreleis – Viana do Castelo

Serreleis é a mais pequena aldeia do concelho de Viana do Castelo, na antiga província do Minho.

Está localizada na margem direita do Rio Lima, e é delimitada, a Norte e Poente, pela freguesia de Portuzelo, a Sul, pelo rio Lima, e a Nascente, pela freguesia de Cardielos. É uma freguesia pouco acidentada, de suave relevo, com férteis terras agrícolas e encantadoras paisagens, sobretudo na orla ribeirinha.

Situada a 8 km da cidade, continua a ser uma freguesia pacata, onde ainda se pode escutar o cantar dos passarinhos, onde o verde impera e onde a calmaria da vida do campo enche os corações de quem vive e também de quem a oportunidade e o gosto de visitar Serreleis.

Do ponto de vista administrativo, faz parte da União das Freguesias de Cardielos e Serreleis.