GE de Areosa vai representar Portugal no MWFF

 

O Grupo Etnográfico de Areosa vai estar presente no Mallorca World Folk Festival a representar Portugal.

A convite do Presidente do Consell de Mallorca, o Grupo Etnográfico de Areosa – Viana do Castelo, representará Portugal no Mallorca World Folk Festival (MWFF), um Festival FIDAF (Federação Internacional de Festivais de Dança), que decorre de 2 a 6 de abril de 2019, em Palma de Maiorca, Espanha.

Os outros países participantes neste importante Festival serão igualmente representados por grupos de elevada relevância cultural e qualidade artística: (1) Brasil – Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos, Rio Grande do Sul; (2) Bulgária – Ensemble Pirin, Blagoevgrad; (3) Colômbia – Ballet Folclórico del Llano, Meta; (4) Egito – Elhorryia Folk Troupe, Alexandria; (5) Eslováquia – Fjú Szivek Dance Theatre, Bratislava; (6) Grécia – Lytkion Ton Ellinidon, Larissa; (7) Holanda – Dansensemble Paloina, Amesterdão; (8) Índia – Sparsh Foundation, Nova Deli; (9) Itália – Gruppo Folk Akragas, Sicília; (10) Lituânia – Folk Ensemble Saulė, Šiauliaia; (11) Polónia – Zespół Pieśni i Tańca Jantar, Gdańsk; (12) Roménia – Asamblul Folcloric Dorul, Arges; (13) Rússia – Folk Group Surprise, Birobidjan; (14) Turquia – Golden Bridge Folk Dances Ensemble, Büyükçemece.

A estes grupos, de diversos países e nacionalidades, juntam-se cerca de 30 associações locais, destacando-se a Escola de Música i Danses de Mallorca a quem cabe a direcção artística do Festival. 1

Sobre o Grupo Etnográfico de Areosa…

O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) foi fundado no ano de 1966, e é uma associação cultural que, através do trabalho de valorização das tradições ligadas ao património material e imaterial desta região, nos leva a fazer uma viagem ao passado, à obra artística e às tradições populares de Areosa, em Viana do Castelo.

Tem mais de cinco décadas de intensa actividade no campo da investigação etnográfica, na animação cultural, na exibição da policromia dos trajes “à Vianesa” e das danças e cantares do povo deste Minho sempre em festa, garantem o ânimo para prosseguir um trabalho de união dos povos e das suas culturas.

O GEA enverga o característico e único traje vermelho de Areosa, sendo considerado um dos melhores grupos de folclore nacional, representando dignamente o Alto-Minho e a cidade de Viana do Castelo.

Este Grupo tem sido embaixador da cultura portuguesa em países como Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Hungria, Itália, Brasil e Venezuela, tendo servido de inspiração e modelo para a criação de diversos grupos de folclore pelo mundo fora, em países como o Brasil, França, Venezuela e Estados Unidos da América.

 

O Grupo participa activamente na Romaria de Nossa Senhora de Agonia, que tem o seu dia a 20 de Agosto, por muitos considerada a Romaria das Romarias em Portugal, e na Quinta do Santoinho, situada em Darque, é grupo residente entre os meses de Maio a Novembro, alternado a sua participação com outros três grupos folclóricos do distrito. 2

Fontes: 1 e imagens – Newsletter do GEA | 2 – Wikipédia (texto adaptado)