Festas e Romarias na cultura popular

 

«As festas e romarias, tão caras à alma do nosso povo, crente e folgazão, têm uma função simultaneamente religiosa e social.

A elas afluem, de todas as partes por onde andam dispersos, os filhos da terra, para alimentar a fé que os liga à sua igreja e fortalecer as raízes que os ligam ao seu torrão natal.

Nelas se robustecem velhas amizades e se criam outras novas, embora, às vezes, se gerem também discórdias, porque o calor aperta e o vinho sobe à cabeça dos romeiros, o que felizmente se vai tornando cada vez mais raro.

Depois de satisfeitas as devoções e cumpridos os votos, vá de dar largas à emoção e à alegria, num convívio salutar e fraterno, com os parentes e amigos, cantando e dançando, no largo da igreja ou no recinto da ermida.» Joaquim Alves Ferreira, in “Cancioneiro – Literatura Popular de Trás-os-Montes e Alto Douro (5 vol.)

 

As Festas e Romarias constituem, indubitavelmente, um traço típico da cultura popular e tradicional do nosso povo. Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, acontecem um pouco por todo o país, particularmente nos meses de, JunhoJulhoAgosto e Setembro, e fazem parte das tradições e memórias de um povo que luta para manter actual a cultura secular que lhe confere uma identidade muito própria.

As Romarias são, essencialmente, festas em honra de um(a) santo(a) patrono(a), que incluem simultaneamente duas dimensões que, mais do que se oporem, se complementam: a dimensão religiosa, com os seus aspectos mais característicos: o cumprimento das promessas individuais ao santo, a missa com o sermão solene e a procissão, e a dimensão profana, para a qual contribuem a feira (de gado e não só), com as características e indispensáveis barracas de venda de artigos variados, de “comes e bebes”, assim como as diversões, a música e os bailaricos.

Romarias que mantêm as suas características há dezenas e, mesmo, centenas de anos, pelo que, particularmente para os mais curiosos e que gostam de saber mais sobre as “coisas do passado”, vamos disponibilizar ligações para artigos com imagens e informações sobre Festas, Feiras e Romarias noutros tempos.

 

Fonte da imagem de destaque