Conferência sobre Folclore integrada no FolkLoures 2018

 

Vai ser apresentada, no próximo dia 21 de Outubro, pelas 15h00, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte – Loures, uma conferência sob o tema “Rodopiando entre a tradição e a inovação – o Folclore como causa”, pelo Dr. Augusto Flor, Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto. Esta iniciativa é da responsabilidade do Grupo Folclórico Verde Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loures.

O Dr. Augusto Flor é licenciado em Antropologia pelo ISCTE, possui o Curso de Especialista da Escola Militar de Eletromecânica (EMEL) e o Curso de Montador Eletricista na Escola Industrial Emídio Navarro.

É dirigente associativo voluntário desde 1970, tendo em 2012 sido nomeado pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude para Embaixador para a Ética no Desporto. Em 2011, foi nomeado Comissário Nacional para o Ano Europeu do Voluntariado. Em 2007, desempenhou funções de Presidente da Assembleia-geral da Confederação do Desporto de Portugal, sendo desde essa data, Presidente da Direção da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

É, ainda, membro do Partido Comunista Português e, nesse âmbito, detém responsabilidades nas áreas do Movimento Associativo Popular, coordenação de atos eleitorais e referendos, bem como das áreas do Desporto, Teatro, Animação e Exposições de Ciência e Tecnologia da Festa do Avante. Entre 1993 e 1997, foi deputado na Assembleia Municipal de Sesimbra e entre 2003 e 2007 – Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República.

Aproveitamos para informar que esta iniciativa está enquadrada num conjunto de iniciativas que o Grupo Folclórico Verde Minho vem promovendo durante o corrente ano, de que são exemplo, a conferência que se se realizou no passado dia 24 de Março, subordinada ao tema “Folclore e Regionalismo Minhoto na África Austral: A Casa do Minho em Lourenço Marques”, por Rui Aguilar Cerqueira, e a que se realiza no dia 30 de Junho, durante a qual o Prof. Doutor Manuel Antunes dissertará sobre “Vilarinho da Furna: História e Tradições Populares de uma Aldeia Afundada”.