[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Calendário Agrícola >>  FEVEREIRO Pub

Pub

Calendário de actividades agrícolas - Fevereiro - horta - pomar - campo - jardim - vinha - adega - animais  
 

Na horta
Cavar, ou lavrar a fundo, os terrenos que estejam livres e em bom estado de enterrar estrumes e adubos fosfatados. Para a sementeira de melões, pimentos e tomateiros, preparar camas quentes.
Semear: abóboras, acelgas, alface, alho-francês, beterraba, cebolas, cenouras, coentros, couve-flor serôdia, couve-de-grelos, espargos, ervilhas, espinafres, favas, feijão, malaguetas, melancia, nabiças, nabos serôdios, pimentos, repolho, salsa, tomate, tronchudas.
Plantar batata.

No pomar
Iniciar o tratamento das macieiras, pereiras e pessegueiros contra as cochonilhas, ovos de insectos e de ácaros e

formas hibernantes de pedrado; pulverização com calda bordalesa nas nespereiras (contra o pedrado), nos pessegueiros (contra o crivado e a lepra) e noutras fruteiras - laranjeiras, etc. (contra o míldio).

No campo
Prosseguimento da preparação das terras - lavouras, gradagens, adubações, estrumações, etc. - destinadas às culturas da Primavera.
Sacha ou monda nos ervilhais e favais; exterminar as ervas daninhas dos prados ou dos lameiros.
Sementeiras de cereais de Inverno e Primavera - aveia, centeio, cevada e trigo.

No jardim
Execução de caldeiras em volta das árvores e arbustos, onde se lança estrume que não deve ficar em contacto com as plantas (este estrume é coberto com terra na Primavera).
Semear: todas as flores anuais, cíclames, chagas, cólios, cosmos, ervilhas-de-cheiro, espargos, gipsófilas, manjericos, sécias, etc.

Na vinha
Prosseguir com as fertilizações iniciadas no mês anterior. Reparar bardos, lateiros e ramadas, substituindo ou endireitando os esteios e esticando ou consertando os arames. Iniciar a enxertia, utilizando castas apropriadas, nos locais abrigados. Cortar as raízes que surjam por cima da soldadura do enxerto.

Na adega
Transfegar os vinhos que não devem ser conservados mais tempo sobre as borras, isto é, na "mãe". Corrigir os vinhos defeituosos. Atestar as vasilhas mal cheias. Manter a adega sempre limpa, caiando-a de tempos em tempos com leite de cal, a que se junta uma pequena quantidade de sulfato de cobre.

Animais
Um suplemento de rações com farinha, amendoim, linhaça, etc., deverá ser fornecido às vacas leiteiras. Vacinar os cães contra a raiva.


<<<Janeiro +++ Março>>>
 

  Gosta da página? Partilhe!

Voltar ao menu

   
 

Obras de FEVEREIRO
conforme Paládio, in “Lunário Perpétuo”, de 1901

Na Lua crescente de Fevereiro se costuma semear linho no regadio; e se podem semear alguns legumes, melões, pepinos, mostarda, abóboras para temporão; enxertar pereiras, macieiras, e outras árvores semelhantes; plantar loureiros, heras e murtas; transplantar laranjeiras, limoeiros, álamos e ciprestes; pôr bacelos e mergulhias, e enxertá-las em terras temperadas.

No minguante de Fevereiro apanham-se as canas de vimes para fazer cestos e para obras grossas, posto que é melhor que se cortem no minguante de Janeiro; podem-se podar as vinhas, e cavá-las, em parreiras, fazer valados, podar as árvores tardias, ver as colmeias, quando não fizer mau tempo.

Se neste mês se ouvirem os primeiros trovões do ano, denota muita geada, e pouca fruta.

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster