Beira Litoral – antigas províncias de Portugal

 

Região de Portugal continental que ocupa uma ampla faixa litoral do centro de Portugal e compreende concelhos dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém.

Antiga província portuguesa, formalmente instituída em 1936 e administrativamente extinta com a Constituição de 1976, a região da Beira Litoral confina com as regiões do Douro Litoral a norte, da Beira Alta e da Beira Baixa a leste, e do Ribatejo e da Estremadura a sul.

É banhada pelo oceano Atlântico, a oeste. Abrange uma área de aproximadamente 7 600 km2 e compreende 38 concelhos: 15 do distrito de Aveiro, 14 do distrito de Coimbra, oito do distrito de Leiria e um do distrito de Santarém.

A boa situação geográfica da região, aliada à forte acessibilidade a Lisboa e ao Porto, proporciona-lhe um significativo desenvolvimento da actividade industrial e do comércio. A agricultura e a pecuária continuam a ser importantes no tecido económico regional, sendo bastante significativas as produções nas áreas irrigadas dos vales do Mondego e do Vouga, bem como o sector da produção de leite. No interior desta região, a floresta constitui um dos principais recursos das áreas rurais.

A Beira Litoral apresenta, nos seus principais pratos típicos, o leitão – sobretudo da Anadia e da Bairrada, os buchos recheados e a chanfana de borrego; a caldeirada de enguias e as bolas de bacalhau e de sardinha; as barricas de ovos-moles, o arroz-doce e o vinho espumante.

Nos seus monumentos reflecte-se a história do nosso país. São de destacar o românico dos primórdios da nação na Sé Velha de Coimbra, o gótico da Batalha, não esquecendo também os exemplos de arte rupestre do distrito de Aveiro e as ruínas romanas de Conímbriga. Para além da considerável riqueza arquitectónica, é nesta província que se encontra o mais antigo estabelecimento de ensino universitário do país e um dos mais antigos da Europa – a Universidade de Coimbra.

Beira Litoral. In Diciopédia X [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2006. ISBN: 978-972-0-65262-1