Em Andorra o Feirão reafirmou a portugalidade!

 

Decorreu na manhã do passado dia 7 de julho, domingo, a sexta edição do Mercado Tradicional “O Feirão”, uma iniciativa do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ com o apoio do Comú d’Andorra la Vella.

A Praça Guillemó da capital do Principado transformou-se numa “Feira à moda antiga”, tipicamente portuguesa, com os membros do grupo trajados para a ocasião e recebendo a visita de muitos portugueses e de outras nacionalidades. A primeira das cinco zonas temáticas foi dedicada aos produtos do campo, repleta de alfaces, couves, batatas, feijão, e do galinheiro, com galos, coelhos e até uma cabritinha. Este espaço deleitou os mais pequenos que se aproximaram e tocaram os animais vivos.

Os sabores tradicionais lusitanos podiam apreciar-se em dois espaços, um dedicado ao azeite, enchidos e broa de milho, e o outro espaço dedicado à doçaria tradicional com pastéis de Belém, barriguinhas de freira e bolos caseiros, entre outros. O espaço do artesanato mereceu também a visita dos inúmeros visitantes, que puderam apreciar os bordados e cerâmica portuguesa.

O percurso temático terminava numa improvisada “tasca” que fez as delícias dos muitos curiosos em saborear os produtos típicos elaborados pelos elementos do Grupo. Das iguarias que se podiam apreciar, destaque para os bolinhos e pataniscas de bacalhau, feijoada, moelas, bifanas, rissóis e vinho verde. Durante as três horas que durou o Feirão o público não arredou pé da “tasca”, enquanto apreciava as danças folclóricas do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ e os cânticos tradicionais do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho, que colaborou na dinamização do evento.

Com esta iniciativa, o Grupo inicia o seu período de férias, tendo já agendada para o mês de setembro a participação no Desfile do Traje, organizado pela Federação do Folclore Português, e a deslocação, em outubro, a Valladolid (Espanha), para participação num intercâmbio cultural.