5º Mercado Tradicional “O Feirão” – Andorra

 

A quinta edição do Feirão, mercado tradicional organizado pelo Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, vai decorrer no próximo dia 8 de Julho, na Praça Guillemó, em Andorra la Vella, capital do Principado de Andorra. Com esta iniciativa, pretende-se recriar um mercado tradicional português, típico do início do século passado.

As atividades desta iniciativa, que reúne, num espaço emblemático da cidade andorrana a gastronomia, artesanato, música tradicional e folclore português, vão desenvolver-se em cinco espaços distintos, destinados a divulgar a portugalidade junto da sociedade andorrana e dos muitos portugueses que visitam o Feirão.

Os produtos hortícolas e os animais da capoeira integram um dos espaços que, a exemplo das edições anteriores, será o mais procurado pelos visitantes, dada a qualidade dos produtos ecológicos que aí irão ser comercializados. Com eles, e noutro espaço da mostra, vão rivalizar os enchidos e o azeite transmontanos. O artesanato português também marca presença, assim como os doces, o pão e a broa, que têm espaço próprio e muito frequentado.

Os visitantes poderão, ainda, degustar a gastronomia típica portuguesa, saboreando as inigualáveis pataniscas e os apetitosos bolinhos de bacalhau, os variados rissóis e as moelas, produtos confecionados pelos elementos do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, e tudo muito bem acompanhado com um bom vinho verde, numa tasca improvisada, a fazer lembrar as velhas e tradicionais tascas das aldeias e vilas portuguesas.

Para animar o evento, os elementos do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal, trajados a rigor, vão apresentar danças e cantigas do seu repertório, tendo convidado para a ocasião as tocatas do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e do Rancho Folclórico da Penya Encarnada, as quais irão apresentar músicas tradicionais do Alto Minho.

O Feirão conta com o apoio da Câmara (Comú) de Andorra la Vella no apoio logístico, e consolida-se como proposta cultural portuguesa no Principado, totalmente da responsabilidade do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ em Andorra.