15º Aniversário do Rancho Folclórico da A.C.R.D. de Rubiães

 

No âmbito das comemorações do 15º aniversário Rancho Folclórico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Rubiães – Paredes de Coura, vai realizar-se, no próximo dia 21 de Julho, na Junta de Freguesia de Rubiães, o 16º Festival de Folclore. A presente edição do Festival de Folclore terá como tema “O Linho”, motivo pelo qual a decoração do palco terá diversos elementos relacionados com os “Trabalhos do Linho”.

O Festival de Folclore terá início pelas 14h30, com o habitual desfile dos grupos convidados: o Rancho Folclórico “As Janeiras” pertencente à freguesia de Glória do Ribatejo – Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, o Rancho Etnográfico “Os Pinhoeiros de Lobão” de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, e o Grupo Infantil e Juvenil da A.D.R. da Gandra – Ermesinde, distrito do Porto, seguindo-se a habitual entrega das fitas comemorativas do 15º Aniversário, tal como as respectivas lembranças.

O Rancho Folclórico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Rubiães foi fundado a 04/06/2004, por iniciativa de umas senhoras da freguesia que tinham como sonho fazer parte de um Rancho Folclórico. Desde então, este Grupo tem vindo a representar a freguesia, não só em Portugal, mas também em França e Espanha.

A sua apresentação passa pelo uso de trajes negros, por uma simples razão: Rubiães é uma freguesia do concelho de Paredes de Coura situada no coração do Alto Minho. Como tal, o Grupo apresenta-se com os designados trajes domingueiros, por parte dos seus dançadores, e na parte da tocata os trajes são à base de linho e lã, que eram os trajes utilizados nos trabalhos do campo. Também por ser um Grupo que representa a região do Minho, as danças que apresenta são: Viras, Chulas e Canas-verdes. Para além dos instrumentos de percussão, apresenta também as concertinas, instrumento usual no Alto Minho.

Este Rancho é composto por dois Grupos, o Grupo Infantil e o Grupo Adulto, num total aproximado de 70 pessoas, que têm como principal missão recolher, preservar a divulgar os usos e costumes deixados pelos seus antepassados.

No recinto onde se vai realizar o Festival de Folclore, haverá um serviço de Bar e uma pequena Quermesse.

Estão todos convidados para estarem presentes na comemoração do nosso 15º aniversário e esperemos que gostem.

A Direção do Rancho Folclórico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Rubiães